O chef Vitor Pompeu é uma das atrações do festival. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

O Destination Gastronomia terá, entre esta sexta-feira e o domingo, aulas-shows, workshop, shows musicais e várias operações de comidas e bebidas com foco na culinária regional da Mantiqueira

 

DA REDAÇÃO

A segunda edição do festival Destination Gastronomia irá acontecer neste fim de semana no distrito de São Francisco Xavier. O evento reunirá, na praça Cônego Antonio Manzi, chefes de cozinha especializados na culinária característica da Serra da Mantiqueira. A abertura acontece nesta sexta-feira (9), às 16h, com a apresentação do Benoit Decharneux Jazz Quartet, grupo joseense de música instrumental.

De sexta até domingo, o festival irá contar com 14 operações gastronômicas, sendo 11 de São Francisco Xavier, que prometem levar ao público o melhor da culinária regional, composta de pães artesanais, trutas, pizzas, arroz de bacalhau, porco no rolete, hambúrgueres especiais, mel, queijos e outras especialidades.

Estarão presentes as seguintes operações: João de Barro, Serra das Águas, Brasa Belém, Pangea, Casa Mozi, Pesqueiro Pantanal, Bruno Pães, Deck Resto Bar, Artesao, Il Baresi e Dona Xica, todas do distrito, e Cassiano, Bullguer e Egustto, da região central de São José.

Uma área dedicada a bebidas para acompanhar os pratos terá vinhos da Amicci, cervejas artesanais da SP 50 Bier e da Cervejaria Bamberg, gins da Alquimista da Serra, além da água mineral Monteiro Lobato.

O Destination Gastronomia é uma realização da SP-Rio+, com apoio da associação Destination São José dos Campos, da Prefeitura de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Segundo os organizadores, a mesma programação será levada ao Parque Vicentina Aranha entre 7 e 9 de outubro.

PUBLICIDADE

Programação

Sexta (9)

– 16h – Show musical – Música instrumental com o Benoit Decharneux Jazz Quartet.

Sábado (10)

– 11h – Roda de conversa – Abordando temas como valorização da terra, gastronomia e atividade turística.

– 13h – Aula-show – Com a chef Anouk Migotto, autora do livro “Donna Mantiqueira”. Anouk acredita na valorização dos ingredientes nacionais, com foco na sustentabilidade, desde a escolha até o cuidado com reaproveitamentos, trabalhando sem desperdícios.

– 15h – Show musical – Com Rafael Gonzá.

– 17h – Workshop – Tema: destilação de gim.

– 19h – Show musical – Com o músico joseense Peleco.

Domingo (11)

– 11h – Aula-show – Com o chef Boccato, criador da Escola Mantiqueira de Gastronomia.

12h – Aula-show – Com o chef Jeferson da Matta, do Hotel Toriba, de Campos do Jordão. Cozinheiro “raiz”, ele incorpora em suas criações a bagagem trazida da família.

13h – Aula-show – Com o chef Vitor Pompeu, um dos responsáveis pelo projeto Saberes da Mantiqueira. Ele trabalha pelo fortalecimento e valorização de produtores e elementos conectados à cultura caipira da região.

15h – Show musical – O grupo Jazz Standards executa clássicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE