Até o dia 10 de setembro, 213 grupos se apresentam em espaços fechados e ao ar livre da cidade; o evento é considerado um dos maiores festivais de teatro do país
DA REDAÇÃO
Começa nesta quinta-feira (31) o 37º Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba). A abertura oficial será no Teatro Municipal, às 20h, com a apresentação da peça “Escola de Mulheres”, de Molière, adaptada e dirigida pela atriz Clara Carvalho.
Escrita em 1662, a obra aborda o machismo com ironia, leveza e elegância. Molière (1622-1673) escreveu várias comédias, explorando intrigas e personagens obsessivos para lançar um olhar crítico sobre o comportamento da época.
Com 50 apresentações e intervenções teatrais gratuitas, além de diversas ações formativas, o Festivale é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), com apoio de parceiros, entre eles a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do governo do estado.
Segundo os organizadores, o evento contribui para o fortalecimento da criação, produção artística e integração entre os grupos participantes. Também estimula a economia criativa, que movimenta técnicos e outros profissionais, como operadores de luz e som, figurinistas e costureiras.
Novos espaços
A edição deste ano, que vai até 10 de setembro, traz como novidade a encenação em praças e parques da cidade, além dos espaços tradicionais. Serão apresentados diversos gêneros, como drama, comédia, teatro de rua, documentário, animação, circo, épico e música.
Participam da programação 213 grupos teatrais de todo o Brasil. Entre eles, 18 são de São José dos Campos e os demais de outras cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará. Entre as ações formativas do Festivale, haverá debates, oficinas, exposições e workshops para artistas e interessados na área. A exposição fotográfica de Bob Sousa e a Festavale, um show musical, completam a programação.
As reservas de ingressos para os ambientes fechados poderão ser feitas no site da FCCR. Clique [aqui]. Nos eventos ao ar livre, não há necessidade de reserva. O ingresso é solidário: um pacote de farinha de trigo ou fubá, que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade do município.
Clique [aqui] e veja a programação completa do evento.