Em 11 dias, 213 grupos estão fazendo do Festivale um dos maiores eventos de teatro do país; veja também outras boas opções do domingo
DA REDAÇÃO
Termina o 37º Festivale
Neste domingo (10), termina o 37º Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba), que em 11 dias trouxe mais de 40 peças e intervenções com a participação de 213 grupos da cidade, região, estado de SP e outros estados brasileiros. O grupo Os Geraldos, de Campinas, encerra o festival às 20h, no Teatro Municipal, com a peça “Cordel do Amor Sem Fim – Ou a Flor do Chico”.
O Festivale é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e da Prefeitura de São José dos Campos, com o apoio de entidades e empresas.
A menina que não queria nascer
“No Quintal do Mundaréu” apresenta Maria, uma menina que não quer nascer e se confronta com quem tenta convencê-la a sair da barriga de sua mãe. Ela pensa que o mundo não é receptivo para as mulheres. Rumo ao seu encontro, três Marias guiadas por um ser multiverso peregrinam por um lugarejo com a missão de celebrar o milagre do nascimento da menina. O espetáculo é um jogo poético-musical que denuncia a violência cotidiana e celebra a vida de mulheres representativas das lutas femininas. Gênero: teatro de rua. Classificação livre para todas as idades. Às 15h, na arena do Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).
Pedrinho quer ir ao sítio
Livremente inspirado na obra de Monteiro Lobato, o espetáculo “De Férias no Sítio”, do grupo Centro Teatral Etc e Tal, do Rio de Janeiro (RJ), apresenta por meio da mímica os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. Pedrinho sai em férias e tem um árduo caminho a percorrer até o sítio de sua avó, onde se envolve em hilariantes confusões. Gênero: mímica e humor. Classificação livre para todas as idades. Retirada de ingressos no local, uma hora antes do espetáculo. Às 15h, no auditório do Sesc de São José dos Campos (Avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).
Cervantes em crise criativa
Miguel de Cervantes está em crise criativa e não sabe se os leitores irão gostar do seu mais novo livro, Dom Quixote. Inseguro, o célebre autor pede que seu criado, Inácio, ouça a história sobre o delirante Dom Alonso Quijana, que, após a leitura de livros de cavalaria, decide se transformar num cavaleiro andante. A partir da narrativa de Cervantes, novas aventuras e personagens surpreendentes surgem numa trama repleta de humor e poesia. A peça “Down Quixote” é uma criação do grupo O Nosso Grupo de Teatro, de São Paulo (SP). Detalhe: todo o elenco é composto por portadores da Síndrome de Down. Gênero: drama infantojuvenil. Classificação livre para todas as idades. Reserve seu ingresso através do site Meu Sesi. Às 16h, no Teatro do Sesi (Avenida Cidade Jardim, 4.389 – Bosque dos Eucaliptos).
A vida e a morte de Billie Holiday
Em cena, uma atriz (Renata Baptista) e um músico (Miler Ezequiel). Uma lua azul ao fundo vai aos poucos trazendo a história de Billie Holiday, uma das mais importantes mulheres do jazz norte-americano. O espetáculo narra a história de Eleonor (Billie Holiday, 1915-1959), fazendo um mergulho em sua biografia. O texto relata não apenas suas conquistas profissionais como cantora, mas também suas perdas, a dependência química, o racismo e o machismo, vivenciados desde menina. O fio condutor dessa jornada são as músicas interpretadas em cena. “Aqui Jazz Billie” é produzida pelo grupo Núcleo Ágora de Teatro. Gênero: drama. Classificação etária para maiores de 16 anos. Clique [aqui] para reservar ingresso. Às 16h, no Cine Santana (Avenida Rui Barbosa, 2.005 – Santana).
Uma viagem, uma peça
Na peça “Boa Noite Boa Vista”, da dupla Eduardo Mossri e Antonio Januzelli, de São Paulo (SP), ator faz uma viagem-intervenção a Roraima, conhece a realidade das pessoas em situação de refúgio, cria um diário de bordo e abre o resultado ao público. Dando continuidade à pesquisa sobre a migração, as cartas, antes libanesas, são atualizadas e um novo espetáculo ganha vida: “Boa Noite Boa Vista”. O intérprete faz uso dessa experiência vivida para falar de temas como ancestralidade, xenofobia, empatia e celebração. Gênero: drama. Classificação etária para maiores de 12 anos. Clique [aqui] para reservar ingresso. Às 18h, no Centro de Estudos Teatrais (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).
Alçando altos voos
Inspirado nos contos do livro “Cidades Invisíveis”, de Ítalo Calvino, o espetáculo “Sobre Voar”, da Cia Vértigo de Dança Vertical, de São José dos Campos, dá vida a um viajante em busca de novas aventuras que se depara com seres que o fazem se confrontar com seu desejo de voar, levando-o a se questionar sobre o mundo real e os seus sonhos. A partir de destrezas acrobáticas e coreográficas, os artistas acessam o imaginário humano de poder flutuar e convidam o público a desbravar esse universo muitas vezes inacessível para quem tem os pés colados no chão. Gênero: performance de dança vertical. Classificação livre para todas as idades. Às 18h, no Shopping Centro (Rua Rubião Junior, 84 – Centro).
A longa espera
“Cordel do Amor Sem Fim – Ou a Flor do Chico”, do grupo Os Geraldos, de Campinas (SP), conta a história de três irmãs que vivem às margens do rio São Francisco. A inércia da espera, o ciúme e a pulsação da esperança tecem o enredo principal. Às vésperas de seu noivado, a mais nova das moças se apaixona por um estrangeiro e põe-se a esperar por seu retorno durante tempo indeterminável, fazendo com que as trajetórias das personagens se embaracem num nó dramático. A trama se desenrola em função dessa espera e de um acontecimento fantástico que contagia a todos e os faz viverem na expectativa de que algo mude em suas vidas. O espetáculo aborda temas universais, como ciúme, loucura, esperança e amor. É também uma homenagem à cultura brasileira. No elenco, 13 atores cantam e tocam ao vivo canções de Roberto Carlos, Maria Bethânia, Caetano Veloso, entre outros ícones da MPB. Gênero: drama. Classificação etária para maiores de 12 anos. Clique [aqui] para reservar ingresso. Às 20h, no Teatro Municipal (Rua Rubião Junior, 84 – 3º piso – Centro).
Muita MPB no Bambuzal
O espaço Bambuzal do Parque Vicentina Aranha recebe uma dupla na manhã deste domingo. Reverenciando grandes compositores brasileiros, a cantora Maysa Ohashi e o músico Lucas Andrade trazem no repertório composições de Aldir Blanc, Tom Jobim, Guinga, Milton Nascimento, Baden Powell, Vinicius de Moraes e outros grandes nomes. Entre as canções do trabalho autoral do duo está “Vozes Caladas”, vencedora da Mostra de Novas Composições do 1° Festival de Música de São José dos Campos, realizado neste ano.
Evento gratuito e livre para todas as idades. Ingresso solidário opcional (1 kg de alimento não perecível).
Às 10h30, no espaço Bambuzal do Parque Vicentina Aranha (Rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana).
Shopping traz evento oriental
Este domingo (10) é o último dia do “Vale Nihon Matsuri Festival Brasil Japão”, que o Shopping Jardim Oriente está recebendo desde quinta-feira (7) com atrações para toda a família: danças e músicas tradicionais, karaokê, cosplay, taiko, artes marciais e shows musicais. Além das atividades, será possível conhecer as tradições japonesas com estandes com bazaristas, decoração, ilustração e gastronomia com pratos típicos. Todos os dias o palco fica livre para quem quiser participar do karaokê e animekê.
Programação de shows deste domingo – 12h – Karaokê e Animekê; 13h – Apresentação de artes marciais com Karatê Show e academias; 16h – Desfile Cosplay/Geek; 18h – Pop Music com Ana Cecília.
Evento com entrada, apresentações e estacionamento gratuitos.
Das 12h às 20h, no Shopping Jardim Oriente (Rua Andorra, 500 – Jardim América).
A Barbie chega ao teatro
Sucesso absoluto nos cinemas, a Barbie acaba de ganhar os palcos do teatro. “Barbie – Uma Comédia Musical” está em cartaz neste final de semana em São José. Na trama, a boneca, acompanhada de seu fiel e amado Ken, parte para o mundo humano em busca de descobrir a verdadeira felicidade. Enquanto ele parece fascinado pela vida nesse novo mundo, ela tem dificuldade de se ajustar e precisará enfrentar momentos complicados.
Evento livre para todas as idades. Ingressos à venda –a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia entrada)–, pelo site teatrocolinas.com.br ou na bilheteria do teatro, de quarta a domingo a partir das 13h.
Às 16h, no Teatro Colinas (Avenida São João, 2.200 – Jardim das Colinas).
Na Índia, um recomeço
Um grupo de aposentados decide terceirizar a aposentadoria viajando para a Índia, um caminho menos caro e mais interessante. Seduzidos por anúncios do Hotel Marigold, recém-restaurado e com visões de uma vida de lazer, chegam em busca de um palácio. Embora o novo ambiente seja menos luxuoso do que se imaginava, eles serão transformados pelas experiências, descobrindo que a vida e o amor podem começar de novo quando menos se espera. Esta é a história do filme “O Exótico Hotel Marigold”, uma coprodução de 2011 do Reino Unido/EUA/Emirados Árabes, com direção de John Madden.
Evento gratuito com retirada de ingressos na bilheteria a partir das 16h30 (credencial plena) e das 17h para demais interessados, havendo disponibilidade.
Às 18h, no auditório do Sesc de São José dos Campos (Avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).
No Colinas, ‘O Vendedor de Sonhos’
O Teatro Colinas recebe a peça “O Vendedor de Sonhos”, uma adaptação do best-seller homônimo de Augusto Cury, autor de livros de autoajuda. Segundo os produtores, o espetáculo já foi visto por mais de 250 mil pessoas em mais de 250 apresentações. No elenco, Mateus Carrieri, Milton Levy, Adriano Merlini, Fernanda Mariano, Bruno Sperança e Guilherme Carrasco. A peça conta a história do personagem Júlio César, que tenta o suicídio e é impedido de cometer o ato por intermédio de um mendigo, o Mestre. Este lhe vende uma vírgula, para que continue a escrever a sua história. Juntos, eles convidam Bartolomeu, um bêbado boa-praça para a missão de vender sonhos e despertar a sociedade doente. Mas a revelação de um passado conflituoso do Mestre pode destruir a grande missão do vendedor de sonhos.
Evento com classificação etária para maiores de 10 anos. Ingressos à venda –a R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia entrada)– pelo site teatrocolinas.com.br ou na bilheteria do teatro, de quarta a domingo a partir das 13h. Promoção de ingresso (inteira) antecipado: R$ 70, somente para os 50 primeiros compradores. Ingresso solidário a R$ 80 com a doação de 1 kg de alimento não perecível na entrada do teatro.
Às 19h, no Teatro Colinas (Avenida São João, 2.200 – Jardim das Colinas).
> AVISO AOS PROMOTORES DE EVENTOS
O SuperBairro dá prioridade à divulgação, neste espaço, de eventos gratuitos ou com ingressos a preços populares. A divulgação de eventos comerciais pagos depende de oferecimento de vantagens aos leitores do SuperBairro. Contatos: 12 99717-1502, com Wagner Matheus.