Conexão Juventude vai ter posto de vacinação neste domingo, no bairro São Judas Tadeu, contra covid e doenças de crianças e adolescentes. Na foto, vacinação da edição realizada no Jardim Cerejeiras. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

As vacinas serão aplicadas no Laboratório Cipax do Vale Sul e no Conexão Juventude de domingo à tarde

 

DA REDAÇÃO

Este final de semana será mais uma oportunidade para a população de São José dos Campos ficar em dia com o esquema de vacinação. Serão oferecidas vacinas contra covid-19 e influenza, para adultos e crianças. Além disso, crianças a partir de 11 anos e adolescentes poderão receber imunizantes contra várias outras doenças.

No sábado (28), a vacinação contra covid e influenza será feita somente na unidade do Vale Sul Shopping do Laboratório Cipax, das 12h às 18h. No domingo (29), a mesma unidade irá atender das 9h às 18h.

Também no domingo, a vacina contra covid estará disponível no evento Conexão Juventude, das 14h às 19h, no Centro Poliesportivo São Judas Tadeu (avenida São Jerônimo, 706 – bairro São Judas Tadeu, na região sudeste).

Vacinas diversas

No domingo (29), também durante o Conexão Juventude no Poliesportivo São Judas Tadeu, das 14h às 19h, crianças e adolescentes com mais de 11 anos terão várias vacinas à disposição para colocar a caderneta em dia. As vacinas de meningo C, meningo ACWY, tríplice viral, dupla adulto, febre amarela, hepatite B e HPV serão ofertadas gratuitamente. É importante levar a caderneta de vacinação.

Além disso, serão fornecidas orientações sobre autocuidado, prevenção combinada, medicina narrativa e saúde bucal. A ação faz parte da campanha nacional Faça Bonito, que tem o objetivo de prevenir e combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

PUBLICIDADE

Crianças e faltosos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José dos Campos revelou preocupação com os baixos índices de vacinação de crianças com a segunda dose da vacina contra covid e também com os adultos que não têm recebido as novas doses recomendadas.

Até agora, 67,1% das crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose, mas apenas 42% tomaram a segunda, estando com o calendário de imunização incompleto. Quando verificadas somente as crianças de 5 anos, a situação é mais grave, pois 51,4% tomaram a primeira dose e somente 17,2% receberam a segunda.

Quanto aos adultos faltosos, 48.195 ainda não tomaram a segunda dose contra a covid e 167.759 já poderiam ter tomado a terceira dose e ainda não o fizeram.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE