A Flim reúne literatura e música em um grande evento durante três dias. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Evento começa nesta sexta-feira e termina domingo no Parque Vicentina Aranha; entre os destaques, shows de Zeca Baleiro e da dupla Tulipa e Gustavo Ruiz

 

DA REDAÇÃO

O mais importante evento de literatura e música do Vale do Paraíba, a Flim (Festa Literomusical), chega à 10ª edição desta sexta-feira (20) a domingo (22), no Parque Vicentina Aranha. O tema deste ano é o tempo, a partir da pergunta “Qual é o tempo que o tempo tem?”

Nos três dias de programação, o parque vai se transformar em cenário de celebração à cultura com shows, mesas literárias, lançamentos de livros de autores regionais, sessões de autógrafos, oficinas, programação infantil, intervenções artísticas, feirinhas de artes, do verde, de livregrafia e vinil e espaços gastronômicos.

Estudantes

A Flim começa com programação especial para alunos de escolas públicas e privadas da cidade, do ensino infantil ao médio. O destaque é o compositor Hélio Ziskind, que apresenta às 15h, no palco principal, o show “Zis”, com repertório de canções dedicadas ao público infantil e histórias cantadas. A expectativa é receber cerca de 3.000 crianças e adolescentes.

O projeto Flim na Comunidade, lançado no ano passado, retorna nesta edição com mais parcerias. Crianças e adolescentes das unidades Putim e Centro da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) participarão de oficinas com orientadores artísticos da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) para a produção de um zine (história em quadrinhos) sobre sustentabilidade. Às 14h, os estudantes apresentarão o resultado do projeto no espaço Aurora das Palavras, no Pavilhão São José.

Shows

O show de abertura, nesta sexta-feira às 21h, será com o cantor e compositor Zeca Baleiro. O músico maranhense apresenta “Depois da Primavera” no palco principal. No repertório, canções marcantes de sua carreira e alguns lados B, entre músicas de seus discos mais recentes.

O encerramento da Flim terá os irmãos Tulipa e Gustavo Ruiz, vencedores do Grammy Latino, que levarão ao palco principal, no domingo às 11h, o show “Gogó y Guitarra”. Eles celebrarão sua trajetória musical e vivências familiares com canções já eternizadas, em voz e violão.

APOIO / SUPERBAIRRO

Semana Cassiano Ricardo

A Flim vai receber, simultaneamente, a 57ª Semana Cassiano Ricardo, realizada pela Fundação Cultural com curadoria do jornalista Júlio Ottoboni. O evento deste ano homenageia os 30 anos da morte de Tom Jobim, que foi um admirador da poesia do joseense Cassiano. A exposição “O Tom do Tempo, da Poesia e da Música” terá lançamentos de livros, bate-papo, shows, sarau e um workshop de escrita visual com a jornalista Neide Duarte.

Espaços para todos

Durantes os três dias de evento, serão oferecidas diversas atividades. O Poliedro Educação terá atrações voltadas para o público infanto-juvenil, entre elas rodas de contação de histórias e oficina de confecção de cata-ventos. Para todos os públicos, serão oferecidas atividades nos espaços Pretérito (oficinas de modelagem em argila, música e confecção de ampulhetas, Presente (apresentações experimentais sobre a relação entre tempo e espaço e exposição sobre iniciativas ASG da instituição) e Futuro, que proporcionará vivências sensoriais convidando o público a refletir sobre o presente e as possibilidades futuras com oficinas como escrita terapêutica, respiração consciente e quick massage.

Lenora de Barros

A artista e poeta Lenora de Barros vai unir artes visuais e poesia em uma programação inédita. A Alameda dos Poemas, um dos espaços do evento, será ocupada por duas obras em edições produzidas especialmente para a festa: a instalação sonora “Quanto tempo o tempo tem”, que convida o público para uma reflexão sensorial sobre a passagem do tempo e as memórias familiares, e o painel de lambes “Ora Era”, situado na entrada da Alameda, que traz a linguagem em sua dimensão visual.

PUBLICIDADE

Mesas literárias

Partindo das diversas formas de compreender o tempo, as mesas literárias terão convidados que contextualizarão o tema sob diferentes perspectivas, envolvendo ancestralidade, contemporaneidade, futuro, memória, mudanças climáticas, sustentabilidade, astrologia e novos hábitos de leitura.

Na sexta-feira, às 19h30, a mesa de abertura “Oração ao Tempo” receberá Eva Potiguara, escritora e contadora de histórias, e Rodney William, babalorixá e antropólogo, com mediação de Tania Rivitti.

No sábado, às 10h, “Tempo Rei” terá a psicanalista e escritora Eliane Marques e a poeta e psicóloga Lubi Prates, com mediação da jornalista Dani Arrais. “O Som da Literatura”, às 15h, terá participações de Antonio Prata, escritor e roteirista, e Maria Stockler Carvalhosa, escritora e curadora da editora de audiolivros Supersônica, com mediação de Bia Mantovani.

“Resposta ao Tempo”, às 17h, unirá a escritora Bianca Santana, a biógrafa Joselia Aguiar e o jornalista Manuel da Costa Pinto, também com mediação de Bia Mantovani. Às 19h, “O Tempo não Para” receberá o pesquisador Jean Ometto, a escritora Ana Rüsche e a líder de sustentabilidade e relações públicas para a Ball América do Sul, Julia Figueiredo, com mediação de Bruna Fernanda.

No domingo, às 10h, a mesa de encerramento “Compositor de Destinos” reunirá a oraculista Papisa, a diretora, dramaturga, pesquisadora e atriz Isabel Teixeira e a cantora e compositora Tulipa Ruiz, com mediação do jornalista Pedro Melo.

Na rua

Mais uma vez, a rua Engº Prudente Meireles de Morais, em frente ao parque, será fechada no sábado e domingo para se transformar em mais um espaço da Flim, com apresentações musicais, espetáculo circense, “Rua de Lazer” da Prefeitura de São José dos Campos, intervenções artísticas, sarau e gastronomia com estandes de bares e restaurantes da região montados para o evento.

Um dos destaques será a roda de samba Última Hora, na noite de sábado, às 19h30. Fundado em 1983, no Jardim Satélite, zona sul, o Grupo Última Hora tem 18 integrantes da mesma família. Até 1998, participou de shows, feiras e eventos de renome no samba.

Lixo Zero

Marcando os 10 anos do evento e o centenário do Complexo Vicentina Aranha, será lançado o projeto “Flim Rumo ao Lixo Zero”, que integra o programa “Vicentina Rumo ao Lixo Zero”, uma realização da Afac, entidade gestora do parque. O programa visa a implementação de políticas e novas práticas de sustentabilidade, somando-se às ações já realizadas pelo parque, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental em atividades e grandes eventos do Vicentina.

 

> Clique [aqui] para ter acesso à programação completa da 10ª Flim.