Objetivo da atividade é capacitar jovens para o primeiro emprego ou a abertura de negócio próprio
DA REDAÇÃO
A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) abriu nesta semana inscrições para 50 vagas no programa Primeira Chance, que tem como objetivo preparar jovens de 18 a 29 anos para a primeira oportunidade profissional ou abrir o próprio negócio.
Esta é a segunda edição do Primeira Chance em 2021. O programa é uma parceria da Fundhas com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico e a Assessoria de Juventude da Prefeitura de São José dos Campos, além de empresas e entidades de classe da região (veja abaixo).
Oito módulos
A atividade é presencial e está dividida em oito módulos com conteúdo sobre empreendedorismo, inovação e tecnologia. As aulas terão início no dia 28 de setembro e serão ministradas no auditório do Centro da Juventude, no Jardim América (região sul), às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, ao longo de quatro semanas.
Os módulos terão os seguintes temas e responsáveis: Os diferenciais de competitividade (ACI); O Mercado de Trabalho (Cephas); Formação Curricular e dinâmica de Entrevistas (Ciee); Tecnologia e Indústria 4.0 (Assecre); Empreendedorismo como opção de carreira (Sebrae); Inteligência Artificial no Mundo do Trabalho (Senai); Inovação Tecnológica e Ferramentas de Gestão (Cephas/Parque Tecnológico).
Ao final dos módulos presenciais, os participantes poderão complementar a capacitação com um dos cursos à distância de qualificação profissional oferecidos pelo Cephas ou pelo Senai.
Serviço
0 quê – Programa Primeira Chance
Quem – 50 vagas para pessoas entre 18 e 29 anos que morem em São José dos Campos há no mínimo dois anos e tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio
Quando – inscrições pela internet na página do programa Qualifica São José ou pela Central 156 até o dia 8 de setembro; início das aulas em 28 de setembro com duração de quatro semanas
Onde – auditório do Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América (região sul)
Órgãos e entidades participantes
Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza); Prefeitura de São José dos Campos (Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico e Assessoria de Juventude); ACI (Associação Comercial e Industrial); Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza); Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola); Assecre (Associação dos Empresários das Chácaras Reunidas); Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)