Medida visa reforçar a sensação de segurança na região central. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

A Prefeitura de São José dos Campos reforçou o patrulhamento comunitário a pé na região central pela GCM (Guarda Civil Municipal). A nova ofensiva inclui o uso de óculos inteligentes, com tecnologia de reconhecimento facial, nas ruas do Calçadão.

O objetivo é aumentar a sensação de segurança dos comerciantes, trabalhadores e munícipes de forma geral, identificando possíveis criminosos procurados pela Justiça que estejam circulando pela cidade.

Com o patrulhamento a pé, os guardas também inibem o consumo de drogas, além de apoiar o trabalho dos fiscais da Prefeitura em relação ao comércio ambulante e também a ação dos profissionais das equipes de apoio social nas abordagens das pessoas em situação de rua.

Segurança

Nas últimas semanas, tanto a GCM quanto a PM (Polícia Militar), por meio do programa Atividade Delegada, intensificaram as ações de patrulhamento preventivo para combater as ocorrências de furtos e roubos na região central.

Além das viaturas circulando pelas ruas e avenidas, o monitoramento das vias pelas câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) tem auxiliado os agentes das forças de segurança. Em julho e agosto, foram detidas 21 pessoas na região central com a ajuda da tecnologia.

A identificação e o monitoramento de imóveis particulares em situação de abandono, utilizados como pontos de consumo de entorpecentes, também vêm sendo acompanhados de perto pelas forças de segurança. A Prefeitura já tomou medidas legais na Justiça para resolver o problema.

Não só na região central, como também nos bairros, a GCM realiza o patrulhamento preventivo nas vias e equipamentos públicos com viaturas, motocicletas e bicicletas.

 

Galeria de fotos

Patrulhamento no Calçadão com óculos inteligentes

Patrulhamento a pé da GCM com uso dos óculos inteligentes no Calçadão. Fotos / Claudio Vieira/PMSJC