Vacinação contra covid-19 continua nesta segunda-feira. Foto Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

Nesta segunda-feira (17) começam a ser vacinadas contra a covid-19 em São José dos Campos as gestantes e puérperas com comorbidades. O grupo, que deve ter 18 anos ou mais, vai receber a CoronaVac.

Também na segunda, receberão a segunda dose da CoronaVac os idosos com 64 anos. Já os profissionais da educação acima de 47 anos que ainda não receberam a primeira dose terão sua última chance.

Confira o calendário completo dos grupos que estão sendo vacinados com a primeira e a segunda dose da imunização na página www.sjc.sp.gov.br/vacinacao.

Até a tarde de sexta-feira (14), foram aplicadas 237.706 doses de vacinas para os seguintes grupos: idosos (156.861), profissionais da saúde (60.009) e da educação (7.972), e pessoas com comorbidades (12.864).

Correndo paralelamente com a imunização contra a covid, a vacinação contra a gripe continuará sendo aplicada em pessoas com 60 anos ou mais e em professores que comprovem estar exercendo a atividade.

Grávidas e puérperas

A vacinação será das 8h às 12h em todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no drive-thru do Cefe (Centro de Formação do Educador). É preciso apresentar documento oficial que tenha CPF, comprovante de endereço na cidade e cartão de pré-natal atualizado (para grávidas) e certidão de nascimento da criança (para puérperas).

Também é necessário levar original e cópia do relatório com especificação da comorbidade ou da prescrição médica, datada pelo menos dos últimos seis meses, com CRM do médico legível.

Puerpério, também chamado resguardo ou quarentena, é a fase pós-parto em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas. Este é o período de tempo até que os órgãos reprodutores da mãe retornem ao estado anterior à gravidez. Serão vacinadas as puérperas com até 45 dias após o parto.

’64 anos’ recebe segunda dose

Serão vacinados com a segunda dose da CoronaVac os idosos de 64 anos. A conclusão do esquema vacinal dessa faixa etária ocorrerá nas UBSs e no Cefe, das 8h às 12h.

Além do documento com foto que tenha CPF e comprovante de endereço no município, é necessário estar com a carteirinha com o registro da primeira dose recebida em São José dos Campos.

Profissionais da educação

Esta segunda-feira é a última chamada da Prefeitura para os profissionais da educação acima de 47 anos que ainda não receberam a primeira dose da CoronaVac. A vacinação será no Cefe, das 8h às 12h.

Funcionários de cemitérios e funerárias foram vacinados na sexta-feira passada. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Pessoal de cemitérios e funerárias é vacinado

Na sexta-feira, funcionários de cemitérios e serviços funerários do município foram ao Cefe para receber a primeira dose da vacina da AstraZeneca contra covid. Os profissionais se revezaram em equipes, mediante agendamento pelas empresas, para manter o atendimento nos locais de trabalho e evitar aglomerações no posto.

Vacina contra a gripe

Continua a segunda etapa da vacinação contra o vírus influenza tipo A (H1N1) e B (gripe comum), que beneficia pessoas com 60 anos ou mais e professores que comprovem estar exercendo a atividade.

As pessoas que pertencem aos grupos aptos a receber tanto a vacina contra gripe quanto contra covid-19 devem aguardar 14 dias entre um e outro imunizante. De acordo com o Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado, o intervalo entre as duas vacinas é necessário para que as reações de uma e de outra, caso ocorram, possam ser identificadas.

Idosos devem apresentar documento com foto e CPF, e professores, documentação que comprove vínculo ativo com escolas de nível superior ou básico. Se possível, levar a caderneta de vacinação.

A vacina contra a gripe está disponível nas 40 UBSs, das 12h às 17h. As senhas começam a ser distribuídas às 12h.