O projeto, que comemora os 25 anos do Ateliê De Etser Santa Clara, prevê, além da exposição, oficinas, palestras e documentário
DA REDAÇÃO
O Ateliê De Etser Santa Clara inaugurou no último sábado (12), no Parque da Cidade, a exposição de xilogravuras “VargEM Grande Escala”. A mostra é uma instalação montada em andaimes com xilogravuras em grande formato. O tema é a Vargem Grande, bairro rural de São José dos Campos onde está situado o ateliê e onde o poeta Cassiano Ricardo nasceu e viveu sua infância.
Para comemorar os 25 anos de atividades, o De Etser desenvolveu o projeto, que pretende ampliar a visibilidade e discutir a preservação ambiental das várzeas do rio Paraíba do Sul usando como tema a Vargem Grande.
Fazem parte do projeto quatro oficinas de xilogravura e lambe-lambe –pôsteres artísticos colados em espaços públicos–, duas palestras sobre a Vargem Grande e as várzeas do rio Paraíba do Sul, e o lançamento de um documentário.
Participam com trabalhos os gravadores Fábio Sapede, Gabriela Oliveira, Lucas Siqueira, Luiz Chalita, Alexandre Braga, Mariana Ardito Abrão, Nalu Luzio, Nelson Oliveira, Paula Miranda, Sergio Silva e Simone Surreal. A direção artística é de Ernesto Bonato.
A exposição deve ficar em São José dos Campos até o dia 4 de setembro. Em seguida, será transferida para Pindamonhangaba (18 de setembro a 6 de outubro) e Taubaté (7 de outubro a 6 de novembro). O projeto tem o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural), do governo do estado de São Paulo.ProAC, Parque da Cidade, cultura em
De Etser
O Ateliê De Etser foi fundado pelos artistas George Gütlich e Fábio Sapede em 1998. Durante 22 anos, ocupou um sobrado comercial da década de 1920 no bairro de Santana, na região norte. Desde 2020, está funcionando no bairro rural da Vargem Grande. A área foi parte da Fazenda Santa Clara da Tecelagem Parahyba, agregando o nome da fazenda ao ateliê.