Bloqueio atmosférico tem mantido massa de ar seco praticamente em todo o país, com dias ensolarados e baixa umidade relativa do ar. Foto / Pixabay

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Alerta laranja do Inmet indica situação crítica e vale para quase todo o estado; segundo a OMS, situação é de alerta quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30%

 

DA REDAÇÃO*

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (24), alerta laranja de baixa umidade para quase todo o estado de São Paulo. O alerta laranja indica uma situação de perigo, crítica ou de alto risco para uma determinada condição climática.

De acordo com o Inmet, desde o meio-dia de hoje, a umidade relativa do ar no estado de São Paulo pode variar entre 20% e 12%, indicando situação de risco para a população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a situação é de alerta quando a umidade cai para menos de 30%.

Na capital paulista, a umidade do ar deve oscilar entre 40% e 30%, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). “Alerta-se ainda que o tempo seco e estável dificulta a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar”, informou o órgão.

De acordo com o CGE, o mês de julho registrou apenas 47 milímetros (mm) de chuva até o momento na capital paulista, volume pouco acima da média histórica para o mês, que é em torno de 41,4 mm.

Em São José dos Campos, segundo o Weather Channel, a umidade relativa do ar estava em 36% às 16h19 desta quarta-feira.

APOIO / SUPERBAIRRO

Estiagem

A falta de chuva desde maio tem sido percebida em grande parte do Brasil. Na cidade de São Paulo, pela medição do Inmet no Mirante de Santana, na zona norte, a última chuva forte, com acumulado igual ao superior a 10 mm em 24 horas, ocorreu entre os dias 9 e 10 de julho, quando choveu aproximadamente 35 mm.

O forte bloqueio atmosférico que se instalou nos últimos dias sobre o país vem desviando as frentes frias para alto mar e mantendo uma grande massa de ar seco sobre o interior do país. É esse ar seco que vem predominando também sobre o estado de São Paulo nos últimos dias.

O bloqueio atmosférico deve começar a enfraquecer a partir de sexta-feira (26), mas até o próximo domingo (28) não há previsão de chuva para a região da Grande São Paulo e RMVale. Até lá, níveis de umidade no ar bastante baixos poderão ocorrer novamente e a qualidade do ar tende a ficar prejudicada. As tardes ficam mais quentes até o fim de semana, com temperaturas de 4°C a 6°C acima da média normal para julho.

A concentração de poluentes tende a aumentar com a falta de chuva e o ar parado.

Cuidados

Por causa da baixa umidade do ar, o Inmet aconselha a população do estado a aumentar sua hidratação, ingerindo água, suco natural ou água de coco.

Outras dicas são fazer refeições leves, preferindo frutas e legumes, e usar soro fisiológico para hidratar as vias áreas. Também é importante evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia.

 

*Com informações da Agência Brasil, Climatempo e Weather Channel.

PUBLICIDADE