Tentativa de pacificação, apesar de tiroteio vindo do Rio. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Tudo caminhava para uma trégua entre o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba e a Itapemirim Group Ltda., empresa vencedora do lote 1 na licitação para a operação do transporte público em São José dos Campos a partir do próximo ano.

A Prefeitura organizou um encontro entre as partes na segunda-feira (16), visto como uma oportunidade de diálogo. “Na reunião, todos puderam expor suas opiniões sobre o novo modelo de transporte público proposto para o município. Um dos apontamentos do sindicato, por exemplo, foi com relação aos empregos e garantia de direitos dos trabalhadores da categoria”, informou a assessoria da Prefeitura.

Porém, a pacificação não está assim tão garantida graças ao prefeito de Nova Friburgo (RJ), Johnny Maycon (Republicanos), que resolveu “azedar a marmita” da Itapemirim por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais no sábado (14).

O prefeito fluminense alegou descumprimento da prestação de serviço em sua cidade e deu um ultimato para que a Itapemirim honre o contrato assinado em junho de 2021. Caso isso não aconteça o prefeito garantiu que poderá declarar a inidoneidade do grupo, impedindo que contrate com o poder público, inclusive de outros municípios.

Johnny Maycon prometeu também comunicar ao prefeito Felicio Ramuth sobre o assunto. No dia 13 desse mês a Itapemirim pediu à prefeitura de Nova Friburgo a anulação do contrato emergencial de um ano que assinou em junho.

O Grupo Itapemirim vem tentando sair do processo de recuperação judicial em que entrou em 2016 sob a alegação de que tem cumprido rigorosamente todas as cláusulas do processo, incluindo os pagamentos aos credores.

Tendo iniciado no setor rodoviário, atualmente o grupo também investe em uma companhia aérea, a Itapemirim Transportes Aéreos.

Em São José, a Prefeitura aposta na pacificação enquanto o sindicato dos motoristas promete ficar atento. A empresa passou por todas as etapas da concorrência no município e teve o contrato homologado para começar a atuar no início de 2022.

PUBLICIDADE

A FOTO DO FATO

Bolsonaro em S. José

O presidente Jair Bolsonaro esteve por algum tempo em solo joseense na sexta-feira (13), quando desembarcou no aeroporto da cidade a caminho de uma solenidade de formatura na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ).

A deputada estadual bolsonarista Letícia Aguiar (PSL), que tem base no município, não acreditou na fama de dia de azar da sexta 13 e foi até o aeroporto receber o presidente. A esperteza lhe rendeu fotos que irão para o portifólio de campanhas futuras.

“Tive a alegria de receber, no mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro e logo em seguida a minha querida Michelle Bolsonaro, nossa primeira dama, e ainda o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga”, escreveu a deputada nas redes sociais.

Letícia ficou conhecida por ter sido tratada por Bolsonaro e seus filhos como “a filha adotiva” do presidente.

Leticia Aguiar (à direita do presidente) e familiares foram recepcionar Bolsonaro na sua descida em São José dos Campos. Foto / Facebook/Leticia Aguiar
PUBLICIDADE

UM, DOIS, TRÊS

A variante delta e a liberalidade do Plano SP

Política & Políticos fez três perguntas à secretária municipal de Saúde, Margarete Correia, sobre a revogação pelo Plano SP das restrições de horários e ocupação no comércio e também sobre a variante delta do novo coronavírus.

Margarete Correia, secretária de Saúde de S. José. Foto / PMSJC. (foto de arquivo, anterior à pandemia)

[1] Uma parcela dos especialistas de saúde está considerando precipitada a volta do comércio e de outros setores da economia à normalidade, conforme definiu o Plano São Paulo. Qual é a sua avaliação?

São José dos Campos segue as determinações do Estado no que se refere à retomada das atividades econômicas. No entanto, o município publicou nesta quinta-feira (19) um novo decreto que estabelece critérios e protocolos para o funcionamento dos estabelecimentos. Se todos seguirem os protocolos e estiverem conscientes da responsabilidade de cada um para evitar a transmissão da doença, poderemos avançar em segurança.

[2] Os números da variante delta estão provocando aumento na ocupação de UTIs no Rio de Janeiro. Essa variante preocupa em São José dos Campos? Já temos casos?

São José foi notificada sobre dois casos da variante delta. Ambos estão recuperados. Como a cidade está com o número de notificações de casos positivos, internações e óbitos em queda, a chegada da nova cepa ainda não provocou mudanças no cenário da pandemia em São José.

[3] Qual é a orientação da Secretaria de Saúde para a população já vacinada no município?

Continuar cumprindo os protocolos: usar a máscara, manter o distanciamento evitando aglomerações, higienizar corretamente as mãos e escolher locais que estejam comprometidos com a saúde dos clientes.

 

PONTO A PONTO

Passagem do bastão

Desde quinta-feira (19) a cidade tem um novo prefeito. Enquanto o titular Felicio Ramuth (PSDB) descansa, o vice Anderson Farias ocupa por 14 dias a cadeira em que pretende sentar-se por quatro anos a partir de 2025.

Cauteloso, garantiu a Felicio que vai cuidar bem da cidade nesse período e prometeu enviar relatórios diários que o prefeito vai receber na praia. Veja [aqui] o vídeo da “transmissão” do cargo.

Fazendo estragos

Dr. Elton, um dos vereadores que contraíram covid-19 em SJC. Foto / Divulgação

Embora em declínio –espera-se que contínuo e definitivo– em todo o país, a covid-19 continua provocando estragos na Câmara Municipal. O primeiro vereador infectado foi Rafael Pascucci (PTB), que chegou a ficar na UTI antes de se recuperar. Na sequência, vieram os casos de Fernando Petiti (MDB), Renato Santiago (PSDB), Marcão da Academia (Democratas), Dr. Elton (MDB) e, desde a última quinta-feira (19), Lino Bispo (PL). Uma “bancada” quase suficiente para aprovar projetos.

A Câmara distribuiu comunicado na sexta-feira (20) admitindo que, além de vereadores, funcionários testaram positivo. E informou que recebeu uma equipe da Vigilância Epidemiológica e está seguindo todas as recomendações.

Entre elas estão a testagem de todos os servidores e o acesso ao prédio somente para vereadores e funcionários. As sessões continuarão sendo realizadas às 16h de terças e quintas-feiras com controle rigoroso de acesso ao plenário.

O tamanho da encrenca

Apreensões da Fiscalização geraram 10 toneladas de material reciclável desde janeiro. Foto / PMSJC

Formado na Guarda Civil Municipal (GCM) depois de uma passagem como diretor da Assessoria de Programas para a Juventude, Bruno Henrique dos Santos assumiu a Secretaria de Proteção ao Cidadão (Sepac) com “sangue nos olhos”.

Para participar do enfrentamento à pandemia a Sepac de Bruno intensificou as operações de fiscalização do funcionamento do comércio e implantou uma espécie de “tolerância zero” no combate aos chamados fluxos, as reuniões de jovens que acabam em desrespeito às leis e às regras sanitárias.

Para se ter uma ideia da dimensão desse trabalho, basta saber que, desde janeiro deste ano, foram produzidas 10 toneladas de materiais recicláveis apreendidos durante as ações do Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais (DFPM). O material é composto de plásticos, garrafas de vidro e latas de alumínio que continham bebidas alcoólicas e refrigerantes, entre outros materiais.

Todo os resíduos são destinados ao Centro de Triagem da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Urbam, no Torrão de Ouro (região sul).

A foto divulgada na última quinta-feira (18) pela Prefeitura ilustra o sucesso das operações.

Mais um “round”

O deputado federal Eduardo Cury (PSDB) comemora a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de negar seguimento a um recurso da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) no processo em que o ex-prefeito responde por improbidade administrativa em razão de supostas irregularidades na construção do primeiro camelódromo da praça do Sapo.

A decisão foi tomada pelo presidente do STJ, ministro Humberto Martins. A PGJ recorreu novamente, mas a nova apelação ainda não foi julgada.

Na Bolsonarolândia (1)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cumpriu a ameaça e protocolou, na sexta-feira (20), no Senado, um pedido de impeachment contra Alexandre Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). O pedido acontece depois da derrota da PEC do voto impresso na Câmara dos Deputados e do episódio envolvendo o cantor sertanejo e ex-deputado Sérgio Reis. Bolsonaro prometeu que nos próximos dias vai apresentar um novo pedido, dessa vez contra o também ministro Luís Roberto Barroso.

Em nota oficial emitida na noite do mesmo dia o STF repudiou o pedido do presidente da República e manifestou apoio a Moraes. Veja [aqui] o comunicado do Supremo.

Na Bolsonarolândia (2)

Bolsonaro também divulgou sua decisão de vetar a previsão de verba de R$ 5,7 bilhões para o Fundo Eleitoral aprovada no mês passado pelo Congresso Nacional junto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022.

Mas isso não significa que o fundo será extinto. Agora o novo valor deverá ser definido por meio de negociação entre o Governo e os parlamentares junto com a discussão do Orçamento da União para 2022.

Ou seja: Bolsonaro acenou para seus seguidores com uma resposta dura ao Congresso e, ao mesmo tempo, ganhou poder de barganha para negociar o valor do novo fundo.

PUBLICIDADE

TOQUE FINAL

Sai o Fadenp, entra o Fadej

A Câmara Municipal aprovou na sessão de quinta-feira (19) o projeto de lei nº 377/21, que institui o Fundo de Apoio ao Desporto Joseense (Fadej) e, ao mesmo tempo, revoga a lei nº 4.598/94, que criou o Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional (Fadenp). Esses fundos são importantes porque financiam a formação esportiva por meio do programa Atleta Cidadão, além de equipes de rendimento e do paradesporto.

Fique ligado. No início da próxima semana o SuperBairro vai explicar tudo sobre o assunto.

 

*Texto atualizado às 12h57 do dia 21/8/21. O cantor e ex-deputado Sérgio Reis não foi preso.

*Atualizado às 14h10 do dia 23/8/21 para revisão e reformatação das fotos.