A abertura do festival será nesta segunda-feira com o show de Vanessa Moreno e Salomão Soares. Foto / Dani Gurgel/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Serão seis apresentações até o dia 10 de outubro, todas gratuitas; o evento reúne desde nomes de repercussão nacional até um grupo formado por cantores da região

 

DA REDAÇÃO

Entre esta segunda-feira (30) e o dia 10 de outubro, o Teatro Colinas vai receber o festival Jazz no Vale, que terá seis apresentações, todas gratuitas e sempre às 20h. Na segunda edição do festival, as mulheres dominam a programação. A cantora Vanessa Moreno abre a sequência de shows nesta segunda-feira, acompanhada do pianista, compositor e arranjador Salomão Soares.

O evento é realizado pela Sinapse Produções Culturais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com apoio do Colinas Shopping.

O festival tem a curadoria do DJ Goulart, produtor, músico e pesquisador musical que já atuou com diversos nomes da música, como o crítico musical Zuza Homem de Mello e os artistas Marcos Valle, Roberto Menescal, Wilson Simoninha, BiD e Funk Como Le Gusta, entre outros. Goulart explicou que queria incluir mais mulheres na programação do festival e desenvolveu uma pesquisa aprofundada após a primeira edição do evento.

“Teremos a Carol Panesi, discípula do Hermeto Paschoal; a expoente Vanessa Moreno, que está tocando no mundo inteiro; além de artistas experientes, como a Silvia Goes, com seus filhos Bia e Thiago. Uma novidade é a superbanda da região, com Lud Mazzucatti, Maysa Ohashi e Regis Paulino, formada especialmente para o evento”, destacou.

APOIO / SUPERBAIRRO

Programação

– 30/9 – Vanessa Moreno e Salomão Soares – A cantora e compositora Vanessa Moreno e o pianista, compositor e arranjador Salomão Soares celebram no palco uma parceria de quase cinco anos. O mais expressivo dueto de jazz brasileiro da atualidade prepara um repertório com composições de artistas como Rita Lee, Jackson do Pandeiro e Guilherme Arantes.

– 3/10 – Sintia Piccin e Power Band – A saxofonista e flautista Sintia Piccin apresenta o show “Freedom of Mind”, que abraça a liberdade musical e a exploração criativa, centrado no jazz e estendendo-se ao território fusion. A Power Band é composta por Richard Fermino (sopros), Fernando Amaro (bateria), Igor Bollos (guitarra) e Jackson Silva (baixo), com a participação especial de Rayane Fortes (guitarra).

– 7/10 – Projeto Tânia Mara – Com Anette Camargo (voz/piano/teclado), Lael Medina (bateria/direção musical), Libero Dietrich (baixo elétrico) e Danilo Moura (percussão), o show é uma homenagem a Tânia Mara, mulher negra brasileira, pianista, intérprete e compositora que transpôs os preconceitos de sua época tornando-se reconhecida mundialmente como uma das principais representantes da “música brasileira jazzística”.

– 8/10 – Duo Repicado – Formado por Carol Panesi no violino e Fábio Leal na guitarra, o duo tem como ponto de partida para a sua música a percussividade brasileira. No repertório de canções autorais, destacam-se ritmos como xote, jongo e carimbó, além de clássicos de Hermeto Pascoal e Jacob do Bandolim.

– 9/10 – Lud Mazzucatti, Maysa Ohashi e Regis Paulino – Três dos mais importantes cantores da região, Lud Mazzucatti, Maysa Ohashi & Regis Paulino, do Serial Funkers, estarão juntos em um grupo formado especialmente para o festival. O show tem repertório recheado de jazz, funk e neo soul, com banda formada por Fernando Pontes (piano), Denner Miranda (percussão), Marcos Mello (bateria), Lucas Andrade (guitarra), Aleks França (baixo) e Reniton Carlos (saxofone).

– 10/10 – Silvia Goes em Família, com Bia e Thiago Espírito Santo – Silvia Goes se apresenta com composições próprias e releituras. Com repertório essencialmente brasileiro, ela sobe ao palco acompanhada de seus filhos, Bia Goes (voz) e Thiago Espírito Santo (baixo e guitarra).

PUBLICIDADE

Serviço

– O quê? – Festival Jazz no Vale

– Quando? – De 30 de setembro a 10 de outubro, às 20h

– Onde? – Teatro Colinas (Avenida São João, 2.200 – Jardim Colinas)

– Como? – Todos os shows são gratuitos. Os ingressos devem ser retirados no dia de cada apresentação, na bilheteria do teatro, a partir das 14h. Limite de 1 par de ingressos por CPF.