Foto / PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Nasci no Hospital Pio XII, em Santana. Quarto filho de uma prole também joseense, aprendi –ao longo destes 59 anos– a amar esta cidade. Morei na capital paulista e em Campinas. Lembro bem deste período, 1992, quando Campinas estava muito à frente de São José. Alguns “locais” falavam com orgulho que, apenas de culinária francesa, a cidade tinha cinco restaurantes.

Não cheguei a frequentar nenhum, vida dura naquela época. O cardápio de atrações culturais era absurdamente mais atrativo, com programação diversificada e de qualidade. Shoppings, cinema, comércio, atendimento, serviços, tudo estava mais estruturado do que em São José.

PUBLICIDADE

Passados alguns anos, nossa cidade começou a se transformar. Não sei como está Campinas hoje, mas São José evoluiu muito. Temos mais opções, a cidade “enricou”. Setor de serviços aumentou absurdamente, grandes empresas migraram para a cidade, muitos moradores da capital e de outras regiões mudaram-se para cá em busca de melhor qualidade de vida.

Bom pra cidade? Sim e não. Custo de vida aumentou e alguns comerciantes cobram como se estivessem na capital. Duas bolinhas de sorvete pelo mesmo preço de São Paulo… O dono do comércio acha que está em Moema ou no Shopping Iguatemi, Cidade Jardim. “Peralá”, meu amigo. Assim não dá.

Temos uma cidade limpa, organizada, com índices de segurança razoáveis, estrutura de saúde pública, educação e com muito dinheiro circulando. Neste momento de início de queda nos índices da pandemia, já começamos a vislumbrar um aquecimento na economia. Tenho orgulho da cidade. E espero viver aqui por mais muitos anos.

Viva São José!

PUBLICIDADE

> Henrique Macedo é jornalista (MTb nº 29.028) e músico. Mora há 40 anos na Vila Ema.