Lucas da Rocha ainda aguarda os resultados de mais 14 vestibulares para decidir onde começará o curso superior no segundo semestre
DA REDAÇÃO
Aos 17 anos, o estudante Lucas Borges Ferreira da Rocha, de São José dos Campos, está perto de realizar o sonho de fazer universidade nos Estados Unidos com bolsa integral. Logo após terminar o ensino médio, ele participou do processo seletivo de 26 universidades e até o momento foi aprovado em 12, sendo nove delas nos Estados Unidos.
Para atingir seu objetivo, Lucas iniciou a preparação ainda no final do ensino fundamental. “Sempre tive muita facilidade com matemática, física e química, me interessei por astrofísica, então a partir do sétimo ano do ensino fundamental comecei a ler mais e me aprofundar sobre esse tema”, conta o estudante, que sonha em trabalhar com astrofísica ou engenharia espacial na Nasa, a agência espacial norte-americana.
Preparação
Ao iniciar o ensino médio, Lucas decidiu investir na participação nas Olimpíadas do Conhecimento como forma de se aprofundar nos estudos e criar um currículo que o ajudasse nos processos seletivos das universidades americanas. Ele diz que, para isso, contou com o apoio dos professores do Colégio Anglo São José dos Campos, com unidade no Jardim Esplanada II, que o ajudaram na seleção e preparação para as competições.
“Ao longo do ensino médio participei de mais de 100 olimpíadas nacionais e internacionais, que me ajudaram a adquirir conhecimentos, aprender a controlar o tempo durante as provas, me preparar para os vestibulares e me abriram portas para participar de programas de pesquisa em cooperação com instituições como o ITA [Instituto Técnico de Aeronáutica] e Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais]”, conta.
Ainda de acordo com o estudante, foi um grande diferencial ter feito o Anglo High School, curso em parceria com a Universidade do Missouri que permite aos alunos estudarem disciplinas do currículo do ensino médio americano (high school), paralelamente às disciplinas do currículo brasileiro.
No momento, Lucas está aguardando o resultado de 14 universidades americanas, entre elas o MIT –sigla em inglês do Instituto de Tecnologia de Massachusetts–, para decidir em qual instituição irá iniciar os estudos no segundo semestre deste ano.
*Texto atualizado às 12h26 do dia 21/3/23, para correção de uma informação. O estudante está aguardando os resultados de mais 14 vestibulares, e não 16 como foi publicado anteriormente.