Ela levantou o bicampeonato nos EUA em dobradinha com a “fadinha” Rayssa Leal, que ficou em segundo lugar
DA REDAÇÃO
A atleta joseense Pâmela Rosa conquistou o título mundial de skate street neste domingo (14) em Jacksonville, na Flórida (EUA). Com a vitória, ela repete o triunfo de 2019 e agora é bicampeã mundial da modalidade.
Rayssa Leal, que era apontada como favorita ao título, estava em primeiro até as últimas manobras, quando foi ultrapassada por Pâmela. A primeira fase das finais terminou com Rayssa em primeiro, com pontuação de 19,2, contra 16,7 de Pâmela, que ficou em quarto. Quando partiram para a fase final, entre as quatro melhores classificadas, foi a vez de Pâmela Rosa se recuperar e terminar com 21,8 pontos contra 19,2 de Rayssa. Ouro para Pâmela e prata para a “fadinha” do skate.
O resultado foi importante para a atleta joseense após a frustração na Olimpíada de Tóquio, no ano passado, quando era a favorita, mas terminou em décimo lugar, vendo Rayssa levar a medalha de ouro olímpica. Depois, soube-se que ela havia competido com uma lesão grave e, por isso, não conseguiu repetir as suas melhores performances.
Pâmela Rosa conquistou o título de campeã mundial em setembro de 2019, na etapa final do Mundial de Skate Street disputada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, diante de um público de cerca de 7 mil pessoas. Na ocasião, a brasileira Rayssa Leal também foi vice-campeã, quando tinha apenas 11 anos de idade.
Começo aos 8 anos
Pâmela nasceu no bairro Novo Horizonte, na região leste da cidade. Iniciou sua trajetória esportiva aos 8 anos de idade, quando se tornou a mais nova campeã na modalidade street. Também é a atleta mais jovem a conquistar medalhas de ouro nos X Games, nos quais foi bicampeã.
Entre outros patrocinadores, a atleta é apoiada pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).
*Texto atualizado às 9h04 do dia 15/11/2021.