Prédio histórico terá nova pintura, revisão das instalações elétricas e luminárias de LED. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

A construtora DHR venceu a concorrência pública aberta pela Prefeitura de São José dos Campos para as obras de requalificação das áreas comuns do Mercado Municipal. Ela apresentou o menor valor, R$ 3.728.329,25, entre as 7 empresas habilitadas na sessão de abertura das propostas, realizada nesta sexta-feira (8).

Agora é preciso aguardar o prazo de recursos para a licitação ser homologada. Assim que for emitida a ordem de serviço, a empresa terá 18 meses para executar a reforma e modernização do tradicional centro de compras e abastecimento da cidade. Tombado como patrimônio histórico da cidade, o prédio completou 100 anos em 2023.

Os trabalhos incluem reforma do telhado, revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias, novo piso e pintura. Também serão realizadas outras obras de infraestrutura necessárias para emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e a troca de lâmpadas convencionais por luminárias de LED.

Além de todas as melhorias, a Prefeitura entregará quatro parklets instalados nos dois calçadões laterais do prédio. Essa novidade vai ampliar a capacidade de atendimento aos consumidores e garantir maior rentabilidade à associação dos comerciantes do Mercado Municipal, que assumiu a gestão e manutenção do espaço por 15 anos conforme o contrato de concessão assinado em fevereiro.

A concessão do Mercadão faz parte do Urbaniza Centro, que foi criado pelo decreto municipal 19.520/2024 e visa revitalizar a região central. No programa, estão incluídas a modernização da Rua 15 de Novembro, o Circuito Cultural Central, a instalação de parklets e outras ações que constam no Plano de Gestão 2021-2024.

+ Informações

Prefeitura assina contrato de concessão do Mercado Municipal

Projeto Urbaniza Centro valoriza e transforma a região central

Prefeitura de São José lança edital para reforma do Mercado

Câmara aprova concessão do Mercado para associação