A consulta ao novo saldo já pode ser feita, mas os saques só são liberados nas situações previstas em lei
DA REDAÇÃO
O depósito do lucro de 2020 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), no valor de R$ 8,129 bilhões, foi concluído nesta terça-feira (24) pela Caixa Econômica Federal e o saldo já pode ser consultado pelo beneficiário do programa em seu extrato bancário.
Os lançamentos foram feitos em mais de 191 milhões de contas ativas e inativas. O crédito beneficiou a todos os que tinham saldo de FGTS até 31 de dezembro de 2020. A quantia de R$ 8,1 bilhões representa 96% do lucro do fundo no ano passado.
Como consultar
O trabalhador pode verificar o seu saldo pelo aplicativo FGTS, disponível para os telefones com sistema Android e IOS, ou consultando o extrato do fundo no site da Caixa Econômica Federal.
Quem não puder fazer a consulta pela internet deve ir a uma agência da Caixa e pedir o extrato no balcão de atendimento. O banco também envia extrato em papel a cada dois meses no endereço cadastrado. Quem mudou de residência deve procurar uma agência da Caixa ou ligar para o número 0800-726-0101 e informar o novo endereço.
Porém, os saques só podem ser feitos nas situações previstas na lei 8.036/90, como nos casos de demissão sem justa causa, saque aniversário, aposentadoria e outros.
Pela legislação, o FGTS rende 3% ao ano mais a taxa referencial (TR). Como a TR está zerada desde 2017, o rendimento mínimo corresponde a 3% a cada ano. Os ganhos podem ser ampliados por meio da distribuição de lucros.