Duvido que você –frequentador das redes sociais, é claro– nunca tenha se deparado com pelo menos um meme engraçado de pet em que a dona do animal tem o nome de Márcia.
Tudo começou com os gatos. De repente, assim do nada, todo mundo que tinha um bichano era chamado de Márcia. E os memes, um mais divertido e criativo que o outro, foram pipocando pelas redes sociais. Algum tempo depois, aconteceu a mesma coisa com os donos dos cachorros, ou seja, todos os tutores viraram Márcia (coloquei alguns memes aqui pra você se divertir um pouquinho).
Mas, afinal de contas, quando surgiu essa história de memes chamando todos os donos de gatos e cachorros de Márcia? E o mais importante, quem é essa Márcia? Pois é, depois de muito pesquisar –mas muito pesquisar mesmo– consegui entender de onde surgiu o primeiro meme com o gato, mas nada de saber o porquê do nome da Márcia ter entrado nessa história.
O meme teve início em 2019, quando um usuário das redes combinou a foto de Smudge –um gatinho branco, vira-lata, que está com uma cara muito engraçada diante de um prato de verduras– com uma outra foto de Taylor Armstrong, participante do reality show “The Real Housewives of Beverly Hills”, gritando, com o dedo em riste e sendo amparada por uma outra mulher. Os frames combinaram tanto que foram compartilhados por quase 80 mil pessoas logo no início.
Porém, aqui no Brasil não se sabe exatamente em que momento introduziram o nome Márcia nos memes –como se o gatinho estivesse falando com a sua dona– e, dali pra frente, a criatividade comeu solta. Não demorou muito para que os memes com cachorros entrassem na dança, ou seja, todos os tutores dos cãezinhos também passaram a se chamar Márcia.
Além dos memes, muitos colocam fotos de seus animais nas redes sociais e usam o nome Márcia na legenda. Eu mesma faço isso de vez em quando. Posto fotos do meu cachorrinho Johnny fazendo alguma gracinha e uso o nome da Márcia pra entrar na brincadeira. Esses dias postei uma foto dele dormindo todo largado com a seguinte legenda: Márcia, me deixe dormir, mulher, saia daqui!
E mesmo quando alguém vai comentar nos posts de animais espalhados pelas redes sociais, é comum a pessoa fazer uma gracinha usando também o nome da bendita Márcia. Ah, como eu queria saber quem é exatamente essa Márcia.
Cleitin na área
Como o brasileiro é o rei da criatividade quando se trata de criar memes –arrisco dizer que é o melhor do mundo–, este ano o nome Cleitin entrou na mesma “vibe” da Márcia, ou seja, todo tutor de cachorro ou gato do sexo masculino agora é chamado de Cleitin.
Não me pergunte quando isso surgiu e tampouco quem é esse tal de Cleitin. Assim como a Márcia, ele surgiu da imaginação fértil desse povo que adora fazer uma brincadeira com tudo, inclusive com seus pets. O mais interessante é que não demora nada pra coisa toda viralizar e, como num passe de mágica, lá estão o Cleitin e a Márcia fazendo o maior sucesso nas redes sociais.
E olha que a Márcia está viralizando faz tempo. Considerando a rapidez com que os memes entram e saem, podemos afirmar que a Márcia tem lá os seus encantos…
Minha amiga Márcia
Como eu já disse não tenho a menor ideia de quem seja a Márcia dos memes e confesso que não foi por falta de bisbilhotar a Internet. Mas eu tenho uma amiga muito querida que se chama Márcia e, claro, fui saber a opinião dela sobre a popularidade do seu nome nos memes.
Márcia Rosati, a minha amiga, disse que se diverte com esses memes, que simplesmente adora. Contou ainda que, no grupo da família, seus irmãos sempre postam os memes da Márcia com os pets. E quando ela mesma encontra algum meme que ainda não colocaram no grupo, faz questão de compartilhar.
“Esses gatos e cachorrinhos me amam”, brinca minha amiga, que afirma não ficar nenhum pouco incomodada. Assim como eu, ela adoraria saber quem é a verdadeira Márcia –se é que ela existe. Enquanto isso não acontece vamos nos divertindo com os memes, e olha só meu cachorrinho me alertando:
– Márcia, sua louca, acaba logo esse texto que está ficando grande demais!
Adote
> Edna Petri é jornalista (MTb nº 13.654) há 39 anos e pós-graduada em Comunicação e Marketing. Mora na Vila Ema há 20 anos, ama os animais e adora falar sobre eles.