Dignidade: meninas de São Tomé se enfeitam para o Dia da Criança. Foto / Marcelo Weiss

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

O joseense retratou o universo infantil em São Tomé e Príncipe e expõe o resultado do trabalho no Sincomércio a partir desta terça-feira

 

DA REDAÇÃO

“Dignidade – As Meninas de São Tomé e Príncipe” é o título da exposição de fotografias que será aberta nesta terça-feira (17), a partir das 9h, na sede do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de São José dos Campos. O autor é o publicitário, fotógrafo e consultor político joseense Marcelo Weiss.

As imagens foram produzidas durante viagem de Marcelo ao pequeno país africano para trabalhar nas eleições locais. Ele aproveitou a oportunidade para retratar o universo infantil em um Dia da Criança, que lá é comemorado em 1º de julho.

“Ir à escola é um motivo de orgulho e, nessa data, são realizadas festas em todos os colégios. É um dia muito especial, as crianças recebem dos pais o uniforme novo que será usado durante o ano”, explica Marcelo. “Para as meninas, o evento é ainda mais marcante: é quando suas mães capricham nos trançados de seus cabelos, transformando-os em verdadeiras obras de arte.”

A mostra já esteve em Sorocaba (SP). Depois de São José dos Campos, já está programada para as cidades de São Paulo e Curitiba.

PUBLICIDADE

Pobre, porém alfabetizado

São Tomé e Príncipe é formado por um grupo de ilhas na costa Atlântica da África. Entre os séculos XIX e XX, graças ao seu fértil solo vulcânico, as ilhas estiveram entre as maiores produtoras de cacau do mundo, famosas pela qualidade do produto.

Antes colônia de Portugal, tornou-se independente em 1975, quando passou a viver em maior dificuldade com o declínio econômico que se seguiu. Ainda hoje, a maioria de sua população vive abaixo da linha de pobreza.

Apesar dos problemas econômicos, segundo o viajante constatou pessoalmente, o país conta com praticamente toda a sua população alfabetizada. Em 2017, mais de 90% das pessoas acima de 15 anos sabiam ler e escrever. A meta era erradicar o analfabetismo até este ano de 2022.

O autor

Marcelo: desde os 11 anos no mundo da fotografia. Foto / Arquivo pessoal

Marcelo Weiss começou a fotografar aos 11 anos de idade, incentivado e orientado por seu avô, Mario Alfredo Weiss, um industrial que tinha a fotografia como hobby.

Já adulto, em suas viagens, aproveitou as oportunidades para explorar universos tão distintos quanto a Ilha de Marajó e São Paulo. Depois, descobriu um interesse especial pelas culturas africanas em Moçambique, Angola, Zimbábue e São Tomé e Príncipe.

PUBLICIDADE

Serviço

– O quê? – Exposição fotográfica “Dignidade – As Meninas de São Tomé e Príncipe”

– Quem? – Marcelo Weiss, publicitário, consultor político e fotógrafo

– Quando? – De 17 a 27 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

– Onde? – No Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), na avenida Nove de Julho, 211 – Vila Adyana

– O que mais? – Entrada gratuita

PUBLICIDADE