Local do acidente foi isolado e guardado pela Polícia Militar e agentes da Mobilidade Urbana da prefeitura. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Levada ao Hospital Municipal em estado grave logo após o veículo de autoescola em que estava ser atingido por uma árvore, a estudante de medicina de 24 anos não resistiu aos ferimentos

 

DA REDAÇÃO

A queda de uma árvore de grande porte na manhã desta quinta-feira (13), na avenida Paulista, a cerca de 50 metros do cruzamento com a avenida Barão do Rio Branco, no Jardim Esplanada, atingiu um veículo de autoescola e provocou a morte da estudante de medicina Camila Martins Araújo, de 24 anos, que fazia aula de direção no momento do acidente.

A morte ocorreu no Hospital Municipal da Vila Industrial e foi informada no início da noite, ao G1 Vanguarda, pela família da estudante. O instrutor que estava no mesmo veículo não sofreu ferimentos.

Camila tinha 24 anos e estudava medicina. Foto / Arquivo pessoal/Reprodução G1 Vanguarda

Grande porte

O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência e, chegando ao local, verificou que, ao cair, a árvore –uma espécie de pinheiro de 29 metros de altura – atingiu o teto do veículo, provocando afundamento da lataria e atingindo a estudante. No momento da queda, havia vento acima do normal no bairro.

O produtor musical Felipe Costa Rinke, morador na casa de número 232 da avenida, em cuja calçada estava plantada a árvore, trabalhava quando ouviu o barulho da queda, seguido de interrupção da energia elétrica.

Felipe: “quando vi a árvore quebrada, deu para perceber que ela estava cheia de cupins.” Foto / SuperBairro
Raiz da árvore aparenta comprometimento pela ação de cupim. Foto / SuperBairro

“Colocaram uma plaquinha [contendo QR Code com informações sobre a árvore] e pensei que estava tudo bem”, disse. “Quando vi a árvore quebrada, deu para perceber que ela estava cheia de cupins.”

Felipe acrescentou que “fizeram a medição [da árvore], coletaram dados, pensamos que ela estava boa”. Morador no endereço há oito anos, ele disse que não estranha a queda de árvores na região do Jardim Esplanada. “São árvores antigas aqui no bairro, sempre acontecem quedas”, concluiu.

O SuperBairro acionou a Secretaria de Manutenção da Cidade (SMC), da Prefeitura de São José dos Campos, às 13h50 para solicitar informações sobre a queda da árvore e também se haveria uma operação especial em razão do alerta da Defesa Civil Estadual quanto à ocorrência de ventos fortes na região nesta quinta e na sexta-feira.

A assessoria de imprensa da SMC informou que o assunto seria tratado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade (Seurbs), cuja assessoria de imprensa foi acionada pelo portal às 13h55. Até a publicação deste texto, a prefeitura não havia se manifestado. Caso o faça, a matéria será atualizada.

Prefeitura responde

A assessoria de imprensa da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade enviou resposta às indagações do SuperBairro às 18h02 da quinta-feira (13). Porém, houve desencontro: o pedido de informações foi enviado por WhatsApp e a resposta chegou por e-mail, tendo sido ignorada.

Segue a nota da prefeitura sobre o caso:

“Na manhã desta quinta-feira (13) e início da tarde, os fortes ventos registrados causaram a queda de árvores em vários pontos da cidade. As rajadas de vento chegaram a 50 km por hora, segundo informações do aeródromo, e causaram a queda de galhadas e espécies arbóreas no Jardim Esplanada, Bosque dos Eucaliptos, Morumbi, Campo dos Alemães, Residencial União, Costinha, Portal do Céu e Jardim Paraíso do Sol.

A Prefeitura de São José dos Campos está com equipes retirando as árvores e galhos caídos por toda a cidade e acompanhando o trabalho da EDP na restauração de energia em alguns pontos em que a fiação foi atingida.

Jardim Esplanada – A Prefeitura de São José dos Campos informa que, de acordo com a equipe técnica do Departamento de Gestão Ambiental, a árvore foi cadastrada em 30/8/2022, e naquela oportunidade não apresentava indícios de riscos ou danos estruturais. Também não há registro de reclamação ou solicitação de munícipes para retirada ou poda daquela árvore.”

 

*Texto atualizado às 8h44 do dia 15/7/23 para inclusão de nota da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de São José dos Campos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE