Amparada pelas filhas, idosa de 110 anos recebe a segunda dose da AstraZeneca. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

Idalia Braga de Almeida, de 110 anos, é a joseense mais idosa a ser imunizada até agora contra a covid-19. Nesta sexta-feira (28), ela tomou a segunda dose do imunizante da AstraZeneca.

Moradora do Bairro dos Freitas, na região norte, a anciã recebeu a vacina em casa, já que é acamada e não pode se locomover até o posto de vacinação. A aplicação foi realizada pela equipe da UBS Unidade Básica de Saúde) do Buquirinha.

Idália nasceu em Belém (PA), em 1911. Era ainda uma menina quando, em meio ao conflito armado da primeira guerra mundial, a chamada gripe espanhola matou milhões de pessoas pelo mundo.

Depois de viver em outros lugares, em 1969 ela veio com o marido e os filhos para São José dos Campos. Em mais de um século de vida, os efeitos da idade pesam. Mas, sob os cuidados atentos da família, Idalia continua firme e, estimulada pelas filhas Rosa e Latifa, reza, canta hinos e relembra histórias do passado.

“Ela tomou a segunda dose e está muito bem, que Deus continue a abençoando”, disse Rosa, que é a cuidadora da mãe. Para Latifa, a chegada da vacina é motivo de muita felicidade. “Louvo a Deus por ter dado essa idade para ela. Cento e dez anos são uma bênção.”