DA REDAÇÃO
Quem está curtindo atrações online neste período de pandemia tem uma boa opção para este domingo (28) de manhã. As redes sociais do Parque Vicentina Aranha vão exibir o musical Fuá Caipira, que narra o contexto e trajetória cultural da região do Vale do Paraíba por meio de um passeio por ritmos e manifestações rurais.
Poderão ser apreciadas apresentações de folia de reis, calango, cana verde, congada, jongo, moçambique, quadrilha caipira e outros. “É um show que reverencia a nossa história, capaz de gerar uma ação e um movimento transformador para a música e a cultura rural do Vale do Paraíba e região”, enfatiza Ari Pereira, diretor geral do espetáculo e fundador do grupo Fuá Rabecado, que executa todos os números.
Segundo Ari, o espetáculo também busca suprir uma lacuna em torno dos ritmos rurais do Vale, “que possuem raros registros em áudio e vídeo”. No grupo, ele é responsável pela rabeca e voz. Completam a formação os músicos Diego Prado e Moringa D’Xoroquê (percussão), Tânia Reis (voz), Fred Vilela, bisneto do mestre calangueiro Ernesto Vilela, de São José dos Campos (violão, viola e voz) e Márcio de Oliveira (violão e voz).
Com direção musical de Marcio Oliveira, o Fuá Caipira é um show alegre, dançante e interativo para toda a família. “A palavra fuá tem, no Brasil, vários significados, os mais relevantes estão ligados a movimento, ação, festa, brincadeira, e isso traduz a essência do show: uma grande festa musical”, explica Oliveira.
A atração faz parte do Projeto Circulação FCCR, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Serviço
Fuá Rabecado apresenta Fuá Caipira
Quando – domingo (28 de março), 10h30
Onde – evento online nas redes sociais do Parque Vicentina Aranha:
www.facebook.com/parquevicentinaaranha
www.youtube.com/parquevicentinaaranha