Além da programação do Festivale, o dia tem festa da cultura japonesa no Shopping Jardim Oriente, muita música pela manhã no centro da cidade, teatro da Barbie e show de magia no Teatro Colinas
DA REDAÇÃO
Confira o penúltimo dia do Festivale
O Festivale chega, neste sábado (9), ao seu penúltimo dia com espetáculos para todos os públicos, além de oficinas, exposição, mesa de compartilhamento e workshop. Todos os eventos são gratuitos, porém é necessário fazer reserva de ingresso para os eventos fechados. O Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba) é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e da Prefeitura de São José dos Campos, com o apoio de parceiros.
Confira abaixo a programação completa do dia.
Montagem técnica de um espetáculo
Na “Ação Formativa: Acompanhamento Montagem Técnica”, o responsável técnico do grupo Os Geraldos, de Campinas, mostrará a montagem e afinação de equipamentos de luz e som, bem como a metodologia para gerir o processo logístico e técnico de circulação de espetáculos teatrais. Classificação etária para maiores de 16 anos. São 15 vagas disponíveis, com entrada por ordem de chegada. Às 10h, no Teatro Municipal (Rua Rubião Junior, 84 – 3º piso – Centro).
Movimentos do coração
A “Vivência: Dança do Coração”, com Marina Muniz, do Núcleo Experimental de Dança Teatro de São José dos Campos, dá atenção especial atenção aos movimentos do coração. A ideia é explicar os processos de criação cênica a partir dos movimentos desse órgão do corpo humano. Gênero: vivência. Classificação etária para maiores de 16 anos. Clique [aqui] para se inscrever. Às 10h, no CAC Walmor Chagas (Rua Netuno, 41 – Jardim da Granja).
Animação com bonecos e gente
“Rapsódias da Banana-da-Terra”, uma criação do grupo Boneco Vivo, de São José dos Campos, retrata a história de Miquimba, um macaco brincalhão que deixa sua última banana-da-terra cair no galho oco de uma mangueira. Ele se vê, então, em uma jornada para matar sua fome, recorrendo a figuras de autoridade, da natureza e até mesmo à temida morte. O espetáculo é inspirado em um conto popular da tradição oral brasileira, interpretado por bonecos e artistas de carne e osso em um ato, uma chegada e uma saída. Gênero: teatro musical de animação. Classificação livre para todas as idades. Às 11h, no Pátio da Estação Ferroviária de Eugênio de Melo (em frente à Praça Emília Molina).
Oficina fala da voz em cena
A oficina “Música e Cena”, com o grupo Os Geraldos, de Campinas, trabalhará a voz falada e cantada como princípio de criação da cena, compartilhando com os participantes práticas referentes a elementos como ritmo, resistência respiratória e timbragem vocal, ressaltando aspectos da brasilidade na voz, presentes no processo de criação do espetáculo. Classificação etária para maiores de 16 anos. São 25 vagas disponíveis, com entrada por ordem de chegada. Às 14h30, no Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana).
Segredos da improvisação
O workshop “Improvisação Dança-Teatro – Poéticas do Movimento”, conduzido por Cristiano Karnas, de São Paulo (SP), tem como tema a improvisação à luz do teatro e da dança como material de composição dentro do contexto da expressividade e da gestualidade. Além da criação, envolve as expressões corporais de movimentos, comunicação, voz, pensamentos, emoções, sentimentos e sensações. Classificação etária para maiores de 16 anos. Às 14h, no Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana).
Ensaio musical de um elenco
“Acompanhamento Ensaio Musical”, com o grupo Os Geraldos, de Campinas, compartilha com os participantes as práticas de aquecimento, timbragem vocal e divisão de vozes aplicadas no espetáculo durante um ensaio musical do elenco com o preparador vocal. Classificação etária para maiores de 16 anos. São 15 vagas disponíveis, com entrada por ordem de chegada. Às 18h, no Teatro Municipal (Rua Rubião Junior, 84 – 3º piso – Centro).
Performance em um novo espaço
Duas mulheres, artistas da cena, compartilham sua maturidade através de movimentos dançados e palavras que refletem suas trajetórias interiores. Quantos anos elas têm? São centenárias e seus corpos dançantes não têm idade. Fluem como barcos nas águas. Juntas, se espelham em solos e duetos urdidos pela experiência cênica em cada um dos seus gestos dançantes. Esta é a história de “Devir das Damas”, uma produção do coletivo Núcleo Experimental de Dança Teatro de São José dos Campos. Gênero: performance. Classificação etária para maiores de 12 anos. Clique [aqui] para reservar ingresso. Às 19h, no CAC Walmor Chagas (Rua Netuno, 41 – Jardim da Granja).
Mulheres contam vivências na arte
Na ação formativa “Arte da Maturidade – Arte Visual”, mulheres artistas maduras trazem seus relatos e partilham trajetórias e vivências sobre seus processos artísticos. Evento apresentado pelo coletivo Núcleo Experimental de Dança Teatro de São José dos Campos. Gênero: ação formativa. Classificação etária para maiores de 12 anos. Às 20h, no CAC Walmor Chagas (Rua Netuno, 41 – Jardim da Granja).
Cervantes em crise criativa
Miguel de Cervantes está em crise criativa e não sabe se os leitores irão gostar do seu mais novo livro, Dom Quixote. Inseguro, o célebre autor pede que seu criado, Inácio, ouça a história sobre o delirante Dom Alonso Quijana, que, após a leitura de livros de cavalaria, decide se transformar num cavaleiro andante. A partir da narrativa de Cervantes, novas aventuras e personagens surpreendentes surgem numa trama repleta de humor e poesia. A peça “Down Quixote” é uma criação do grupo O Nosso Grupo de Teatro, de São Paulo (SP). Detalhe: todo o elenco é composto por portadores da Síndrome de Down. Gênero: drama infantojuvenil. Classificação livre para todas as idades. Reserve seu ingresso através do site Meu Sesi. Às 20h, no Teatro do Sesi (Avenida Cidade Jardim, 4.389 – Bosque dos Eucaliptos).
Construindo uma biografia LGBT
“Vienen por Mi” é um convite para contestar as autoridades de forma plural e cênica, misturando maquiagem e filosofia travesti, ao propor metáforas que incluem o corpo travesti em diferentes linguagens, como poesia, performance, monólogo e stand-up. O grupo Fabia Mirassos, de São Paulo, define o espetáculo como “um ‘recorta e cola’ de diferentes gêneros textuais e um ‘copia e cola’ de narrativas com o intuito de construir uma biografia LGBTQIA+. Gênero: teatro contemporâneo. Classificação etária para maiores de 14 anos. Clique [aqui] para reservar ingresso. Às 21h, no Centro de Estudos Teatrais (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana).
‘Festavale’, uma festa no festival
“Karamba Club apresenta Drama Mama” é uma festa performance que resgata a cultura clubber, fortalecendo a música eletrônica por meio das apresentações de DJs e a dramaticidade do grupo LGBTQIA+. “Festavale” promete ser um momento de descontração musical dentro do Festivale. Classificação etária para maiores de 16 anos. Às 22h, no Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana).
Pátio tem show intimista
O Pátio do Museu, no centro da cidade, recebe Renan Andrade em uma apresentação intimista de voz e violão. O compositor traz uma experiência única no show “Renan Acústico”, com suas próprias composições, além de sucessos de Tim Maia, Nando Reis, Cidade Negra, Skank e outros. O show faz parte do projeto Circuito Cultural Central, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
Evento gratuito e livre para todas as idades.
Às 10h, no Pátio do Museu (Rua Rubião Junior, s/nº – Centro).
Ritmos latinos no Mercadão
O projeto Mercadão Vivo vai receber um show diferenciado. Para comemorar a união do músico piraquara el Samu com a banda Buendía, eles prepararam o show “AgriDoce”, com canções que versam sobre a luta no amor, o indivíduo social e a teoria da ação, ganhando um contorno estético latino-americano.
Evento gratuito e livre para todas as idades.
Às 11h, no pátio do Museu de Arte Sacra (travessa Chico Luiz, 67 – ao lado do Mercado Municipal – Centro).
Shopping traz evento oriental
De quinta-feira (7) até domingo (10), o Shopping Jardim Oriente está recebendo o “Vale Nihon Matsuri Festival Brasil Japão”, com atrações para toda a família: danças e músicas tradicionais, karaokê, cosplay, taiko, artes marciais e shows musicais. Além das atividades, será possível conhecer as tradições japonesas com estandes com bazaristas, decoração, ilustração e gastronomia com pratos típicos. Todos os dias o palco fica livre para quem quiser participar do karaokê e animekê.
Programação de shows – Sábado (9) – 13h – Apresentação musical e arte, pela Associação Campo dos Alemães); 15h – Dança tradicional, com Márcia Katuragui; 17h – Grupo de taiko Gookai Wadaiko; 19h – Tokusatso music show, com o cantor Diogo Miyahara; 20h – Show de sertanejo pop com a cantora Cilia. Domingo (10) – 12h – Karaokê e Animekê; 13h – Apresentação de artes marciais com Karatê Show e academias; 16h – Desfile Cosplay/Geek; 18h – Pop Music com Ana Cecília.
Evento com entrada, apresentações e estacionamento gratuitos.
Das 12h às 22h, no sábado, e das 12h às 20h, no domingo, no Shopping Jardim Oriente (Rua Andorra, 500 – Jardim América).
A Barbie chega ao teatro
Sucesso absoluto nos cinemas, a Barbie acaba de ganhar os palcos do teatro. “Barbie – Uma Comédia Musical” está em cartaz neste final de semana em São José. Na trama, a boneca, acompanhada de seu fiel e amado Ken, parte para o mundo humano em busca de descobrir a verdadeira felicidade. Enquanto ele parece fascinado pela vida nesse novo mundo, ela tem dificuldade de se ajustar e precisará enfrentar momentos complicados.
Evento livre para todas as idades. Ingressos à venda –a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia entrada)–, pelo site teatrocolinas.com.br ou na bilheteria do teatro, de quarta a domingo a partir das 13h.
Às 16h, neste sábado (9) e domingo (10), no Teatro Colinas (Avenida São João, 2.200 – Jardim das Colinas).
Show mostra ‘mundo caipira’
O grupo Urbanos Caipira é composto pelos músicos joseenses Zamah (voz e violão), Rubia Gonzalez (voz) e David Godoi (viola). Eles vão apresentar o show “Simbora Viola”, com canções autorais e clássicos da música regional que remetem ao universo cultural caipira. Oferecimento da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
Evento gratuito e livre parta todas as idades. Ingresso solidário (um pacote de trigo ou fubá). Clique [aqui] para reservar ingresso.
Às 20h, no Cine Teatro Benedito Alves da Silva (Rua Rui Dória, 935 – Centro).
Magia oriental no Colinas
“The Oriental Magic Show” une magia, humor e mistério. Com Ossamá Sato, mágico conhecido em todo o Brasil. Junto com ele, estarão no palco Fujikan Miike, campeão latino-americano de manipulação e prestidigitação, e Arkan Rey, que venceu em 2020 o prêmio Comunicação e Destaque na categoria “mágico”.
Evento livre para todas as idades. Ingressos à venda –a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia entrada)–, pelo site teatrocolinas.com.br ou na bilheteria do teatro, de quarta a domingo a partir das 13h.
Às 20h, no Teatro Colinas (Avenida São João, 2.200 – Jardim das Colinas).
> AVISO AOS PROMOTORES DE EVENTOS
O SuperBairro dá prioridade à divulgação, neste espaço, de eventos gratuitos ou com ingressos a preços populares. A divulgação de eventos comerciais pagos depende de oferecimento de vantagens aos leitores do SuperBairro. Contatos: 12 99717-1502, com Wagner Matheus.