O novo prédio do AME ocupa quase 3.000 m² na região central da cidade. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Governador em exercício anunciou a nova unidade, que irá atender as oito cidades do Alto Vale do Paraíba; entrega foi prevista para o início de 2026

 

DA REDAÇÃO

O Governo de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, anunciou na manhã desta sexta-feira (10) a nova estrutura do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) no município. O anúncio foi feito pelo governador em exercício, Felicio Ramuth (PSD).

Com investimento de R$ 35 milhões, destinados à aquisição do imóvel, reforma e estruturação, a nova unidade será implantada na avenida Dr. Nélson D’Ávila, 560, na região central.

O governador destacou que, além de cinco salas para cirurgias de pequeno porte, o novo AME terá maior oferta de exames e consultas de especialidades. A unidade abrangerá mais de 1 milhão de moradores da região do Alto Vale do Paraíba, que compreende os municípios de São José dos Campos, Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna e Santa Branca.

“Com a ampliação do AME, conseguiremos ajudar a desafogar a fila de cirurgias eletivas na região”, afirmou Ramuth. “É mais um passo importante que se junta a outras ações de saúde aqui no Vale do Paraíba, como o Hospital Regional de Cruzeiro e a ampliação dos serviços das Santas Casas e entidades filantrópicas com a tabela SUS Paulista”, completou.

Além das ampliações, a localização também foi um dos pontos abordados pelo governador em exercício. “O prédio localizado na região central facilita o acesso da população com transporte coletivo, a Linha Verde e oportunidade de estacionamento para quem vem de fora”, afirmou.

PUBLICIDADE

Parceria

O prédio do novo AME já foi desapropriado pela Prefeitura. O decreto da desapropriação foi publicado na quinta-feira (9) no Diário Oficial do Município. O terreno e o prédio serão doados ao Governo do Estado para a instalação da unidade. O terreno tem área total de 4.350 m² e o prédio tem 2.992 m² construídos.

Segundo a Prefeitura, a reforma será realizada pelo município por meio da Urbam (Urbanizadora Municipal) e a expectativa é que a nova unidade seja entregue no início de 2026.

O espaço onde o AME funciona atualmente, na avenida Engenheiro Francisco José Longo, 925, no Jardim São Dimas, voltará à Prefeitura para uso da Secretaria de Saúde.

APOIO SUPERBAIRRO