No Sesc, "Destino" trata de afetividade e sensibilidade. Foto / Nina Pires/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Gêneros como jazz e forró pé de serra podem ser apreciados no Centro; e quem gosta de basquete tem as finais da Copa Paulista no Linneu de Moura

 

DA REDAÇÃO

Vai ter forró na praça

A praça Cônego Lima vai ser pequena para receber os fãs do forró pé de serra. Dentro do projeto Arte na Praça, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), o grupo Floriô vai apresentar o espetáculo “Forró de Rabeca e Pífano”, um show dançante e divertido. O repertório mistura composições autorais e clássicos do forró e do cancioneiro popular.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 10h, na praça Cônego Lima – Centro.

Manhã na praça Cônego Lima terá o autêntico forró pé de serra. Foto / Paullo Amarall/FCCR

 “Meu alento” é teatro e é circo

O coletivo Meu Alento apresenta no Centro da Juventude uma obra teatral em formato de circo. “Meu Alento” faz parte do projeto Território de Brincar, uma parceria entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura.

O espetáculo retrata o envelhecimento e suas dificuldades. Em cena, velhinhos se equilibram e driblam com muita acrobacia e malabares suas tarefas do dia a dia, demostrando aceitação do novo ciclo e motivos que os estimulam a viver.

Além da peça, entre 9h e 12h, o projeto conta com uma programação repleta de música e brincadeiras para as crianças, como dominó, damas, jogos de lona, minibasquete, pintura de rosto, perna de pau, diversão com cordas e bambolês, entre outras.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 10h30 (a peça), no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América).

Teatro para crianças no Centro da Juventude. Foto / Divulgação

Mercadão Vivo vai de jazz

Isto mesmo. Cinthia Jardim & Quinteto apresenta o espetáculo “Jazz Standards Show” no projeto Mercadão Vivo deste sábado. Serão executados clássicos do jazz com uma pitada de brasilidade nas interpretações, com muito suingue e delicadezas da bossa nova. Tudo na voz da cantora Cinthia Jardim.

Além da apresentação musical, o Mercadão Vivo conta com outras intervenções artísticas, city tour e feira de artesanato.

Às 11h, no pátio do Museu de Arte Sacra (travessa Chico Luiz, 67 – Centro).

Cinthia Jardim é a cantora do quinteto que irá apresentar show de jazz no Mercadão Vivo. Foto / Divulgação

Arraiá do Vale na ADC Parahyba

Começou na sexta-feira e prossegue neste sábado e domingo o Arraiá do Vale, um evento para os fãs das festas juninas. As atrações incluem gastronomia, shows musicais, brincadeiras juninas e a tradicional quadrilha.

Entre as comidas e bebidas juninas, você vai encontrar bolinho caipira, vinho quente, quentão, chá de amendoim, cachorro-quente, pão com linguiça, pizza de torresmo com catupiry, espeto de morango, arroz doce, doce de abóbora, cocada, paçoca, fondue de chocolate e morango e, no almoço, comida mineira. Além disso, 30 rótulos de cervejas artesanais da região serão vendidos no local.

Entrada gratuita. Os organizadores prometem que parte das vendas será revertida em cestas básicas que serão entregues a famílias do município em situação de vulnerabilidade social.

No sábado e no domingo, das 12h às 22h, na ADC Parahyba (avenida Olivo Gomes, no prolongamento da “curva do s” – Santana).

Evento promete comidas e bebidas juninas, cervejas artesanais e muita diversão. Foto / Divulgação

 O melhor do basquete em SJC

Os amantes do basquete poderão curtir, no sábado e no domingo, o “final four” da Copa São Paulo, que irá reunir as equipes principais do São José Basketball, Tatuí, Araraquara e Liga Sorocabana. Quem vencer será campeã estadual da modalidade.

Entrada gratuita para todas as idades.

No sábado (11), serão jogadas as semifinais: às 13h, Araraquara x Liga Sorocabana e, às 15h, São José x Tatuí.

No domingo, às 13h, os perdedores do sábado fazem a disputa pelo terceiro lugar. Às 15h, os ganhadores da véspera jogam a final valendo o título da competição.

No Ginásio Linneu de Moura (travessa Major Cesar Leite, 345 – Centro).

O São José Basketball pode vencer em casa a Copa Paulista. Foto / Mariana Luz/NTZ

Atrações para os namorados

O Shopping Jardim Oriente, na região sul, preparou atrações gratuitas para os namorados, que comemoram o seu dia no domingo (12). O shopping criou um ambiente romântico, próximo ao Cinépolis, onde os casais poderão tirar “selfies”.

No sábado, das 12h às 14h, uma poeta percorrerá os corredores com a performance “Espia, tem Poesia”, que trará micropoemas dentro de monóculos pendurados por fitas em um guarda-chuva em formato de coração.

Atividades gratuitas.

No sábado, das 13h às 21h; domingo, das 14h às 18h. Na rua Andorra, 500 – Jardim América.

Painel aguarda as “selfies” dos casais de namorados. Foto / Divulgação

O destino no palco do Sesc

A peça “Destino” representa uma viagem por paisagens que revelam retratos da vida de figuras que cruzam seus caminhos, chegando, invariavelmente, ao seu fim. O texto mistura alegria, medo, opressões, generosidades, solidão e mistérios. Segundo a direção do grupo Barracão Teatro, “a peça é um chamado poético, uma preocupação sensível, uma convocação afetiva”.

Recomendação etária a partir de 14 anos. Ingressos a 7,50 (credencial plena), 12,50 (meia entrada) e R$ 25 (inteira) podem ser comprados online no sescsp.org.br/sjcampos, ou nas bilheterias da rede Sesc.

Às 20h, no Sesc de São José dos Campos (avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).

PUBLICIDADE

Peça-filme discute o “bicho humano”

No Centro Cultural Clemente Gomes, na região norte, prossegue a programação da Temporada de Teatro do CET (Centro de Estudos Teatrais), mantida pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC).

“Não Urine no Chão” é definida como uma peça-filme que narra os infortúnios de uma pessoa carente de bens e de afeto. “Trata-se de um filme teatral que fala, sobretudo, da arrogância do bicho humano e de como a cidade, constituída quase como uma personagem, parece vaticinar e se vingar de seus moradores”, definem os criadores.

Evento gratuito com recomendação etária a partir de 14 anos. Clique [aqui] para reservar seu ingresso.

Às 21h, no Centro Cultural Clemente Gomes (avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).

Peça-filme: “Não Urine no Chão” trata de carências do ser humano. Foto / Divulgação
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE