Em um dos jornais em que trabalhei, era meio comum o editorialista, por falta de tempo ou de paciência para redigir um longo editorial todos os dias em um jornal diário, sair-se com algo mais ou menos assim: “Devido ao grande interesse que o tema tem despertado, reproduzimos abaixo o editorial do jornal ‘O Estado de S. Paulo’ publicado em sua edição de ontem’. E assim ele se livrava da tarefa do dia.
Não costumo fazer isso aqui neste espaço, mas hoje vou republicar um texto da minha própria autoria, publicado no domingo (24), um dia depois de o portal de notícias SuperBairro completar três anos. Republico porque acho importante divulgar a política editorial do SuperBairro para que o leitor, os amigos –e até os inimigos, rs…– saibam o que fazemos e por que fazemos.
Portanto, segue o texto:
Quando pensei na criação do SuperBairro, tinha duas ideias na cabeça: 1 – Deve ser um site que promova o jornalismo local; 2 – Deve usar a internet e as redes sociais, mas não ser usado por elas. Hoje, quando o portal de notícias SuperBairro completa três anos de presença diária no meio digital, posso dizer que me sinto, mais do que nunca, no caminho certo.
O SuperBairro pratica o jornalismo hiperlocal –o buraco da rua, a árvore que precisa de poda, o sossego público, a prestação de serviços– em uma sub-região da cidade que batizamos de SuperBairro. Ela é formada por 34 bairros e vilas do Centro expandido de São José e mais alguns bairros da região oeste que estão “colados” nesse Centro novo.
Além disso, o SuperBairro combina essa editoria de jornalismo hiperlocal com um conteúdo mais amplo, composto de notícias de destaque das demais regiões da cidade. Também publica o que acontece de mais importante no dia na RMVale, no estado de São Paulo e no Brasil, seja na política, na economia, na saúde, no clima etc.
O SuperBairro também procura abraçar uma missão que a imprensa está relegando a um segundo plano: os bons textos, a leitura prazerosa, instrutiva, que contribui para fortalecer o hábito de ler em um mundo que atualmente privilegia as imagens.
Quando digo que o SuperBairro usa a internet e as redes sociais, sem ser usado por elas, é porque nosso projeto é um veículo de imprensa que não deseja ser um mero caçador de “joinhas” para monetizar o negócio. Se fosse assim, seria fácil: bastaria publicar uma combinação de fofocas de celebridades e subcelebridades, notícias policiais, muito sexo, malícia e informações alarmistas.
Não, o SuperBairro optou pelo caminho mais árduo, menos lucrativo, mas extremamente compensador: o do jornalismo sério, não sensacionalista e empenhado em melhorar a vida dos leitores/seguidores com os conteúdos que publica.
Enquanto eu estiver exercendo as funções de editor deste veículo de comunicação, é assim que ele será. Para mim, é um grande orgulho poder praticar este jornalismo raiz, que infelizmente tem ficado tão fora de moda nos dias atuais.
Agradeço a você que segue o SuperBairro e reafirmo que ele está –e estará– sempre aberto às suas opiniões, sugestões e reclamações dirigidas aos poderes públicos, empresas comerciais e de serviços e, por que não, ao próprio SuperBairro.
Agradeço imensamente aos nossos atuais colunistas –José Roberto Fourniol Rebello, Júlio Ottoboni e Tila Pinski–, que têm sido a “cereja do bolo” do conteúdo editorial do nosso portal. Fica também um agradecimento a todos que contribuíram com seus textos no portal desde a sua criação.
Assim vamos crescendo, nos desenvolvendo e, a cada dia, queremos estar mais presentes em sua vida, fazendo o que todo jornalismo deveria fazer: informar, formar e contribuir para um mundo melhor.
Esteja sempre com a gente. Indique o SuperBairro para os amigos e familiares. O SuperBairro só existe por causa de você.
> Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 48 anos. É editor do SuperBairro. Mora na Vila Guaianazes há 23 anos.