Ocupação de "leitos covid" públicos está aumentando nos últimos dias. Foto / arquivo 28/5/20 / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

A ocupação dos leitos exclusivos na rede municipal de São José dos Campos para tratamento da covid-19 passou dos 80% e é considerada crítica, de acordo com a classificação do Plano SP. O plano considera “normal” uma ocupação máxima de 65%.

No último boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira (25) pela Prefeitura, a ocupação dos leitos exclusivos na rede municipal de saúde é de 77,6% na UTI e 82,2% na enfermaria.

A doença já contaminou 52.512 pessoas em São José. Desse total, 46.997 se recuperaram.

Até 11 de abril

O governo paulista informou nessa sexta-feira (26) que irá ampliar por mais 15 dias o período de vigência da fase vermelha, que é a etapa mais restritiva do Plano SP. As medidas tinham vigência até o próximo dia 30 de março.

A recomendação foi do Centro de Contingência, por conta do momento mais crítico desde o início da pandemia no estado. Nessa sexta-feira, em novo recorde, o governo registrou 1.193 mortes pela doença nas 24 horas anteriores.

Pela fase emergencial, devem ficar fechados estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias, academias e lojas de construção. Cultos religiosos e práticas esportivas coletivas também não são permitidas pelo governo estadual.