O jogo pode ser usado como ferramenta para detectar sinais de depressão no público adolescente. Foto / Pfizer/Reprodução

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

O jogo, considerado inédito mundialmente, está sendo colocado à disposição das escolas brasileiras

 

DA REDAÇÃO

O game “Os Caminhos de Triskel”, que detecta se o estudante está com depressão ou tem propensão para contrair a doença, está sendo considerado uma ferramenta inédita em nível mundial. O projeto foi desenvolvido no Brasil por equipes do Instituto Alpha Lumen, ONG sediada no Jardim Esplanada (região central), em São José dos Campos, em parceria com a Brown University, de Boston (EUA) e a Universidade de Fortaleza (CE).

Segundo o Alpha Lumen, um dos grandes desafios para o desenvolvimento foi conseguir levar os testes psicológicos e clínicos mais adequados para dentro de uma plataforma que simula um jogo com cenários, personagens e situações para ser validadas cientificamente. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Coética) da Universidade de Fortaleza.

A aplicação do game poderá ser feita em jovens de 11 a 17 anos, do ensino fundamental II ao ensino médio. O game é composto de sete testes cognitivos com aparência lúdica. O estudante-jogador encontra um portal de um vilarejo e, ao entrar nesse povoado, passa a interagir com outros personagens e situações.

Os resultados são de acesso exclusivo do psicólogo responsável pela aplicação do game e auxiliam a escola a identificar e fazer o encaminhamento, quando necessário, dos estudantes que apresentem traços de depressão. A ferramenta também pode ser útil para a criação de campanhas de valorização da vida e prevenção ao suicídio.

PUBLICIDADE

Uso gratuito

A proposta do Alpha Lumen é popularizar a ferramenta e colocá-la à disposição das escolas públicas de todo o país, gratuitamente. A única exigência é que a instituição de ensino tenha um psicólogo responsável pela aplicação do game. Todo o suporte técnico será dado pelos profissionais da ONG.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a depressão uma epidemia mundial. São 350 milhões de pessoas no mundo com esse quadro. A depressão é um dos principais fatores de risco para suicídio.

O Instituto Alpha Lumen é uma entidade sem fins lucrativos que busca soluções com projetos de inovação em metodologias de aprendizagem e tecnologias digitais voltados a ações educativas e à democratização do conhecimento. Atende prioritariamente adultos, jovens e crianças de baixa renda ou em vulnerabilidade.

PUBLICIDADE