Ainda há dúvida quanto a extensão da greve no parque da J&J em São José. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Sindicato diz que greve iniciada na madrugada desta terça-feira envolve os 4 mil empregados da empresa na cidade; J&J não informou a extensão da paralisação

 

DA REDAÇÃO

Desde as 5h30 desta terça-feira (26) foi iniciada uma paralisação no parque industrial da Johnson & Johnson em São José dos Campos. Funcionários do primeiro turno não entraram para o trabalho.

O Sindicato dos Químicos de São José e região informou que a paralisação foi motivada pelo descontentamento com o valor do ticket alimentação e a falta de equiparação de cargos e salários, com muitos trabalhadores ocupando o mesmo cargo com salários diferentes.

No final da tarde, o sindicato emitiu nota afirmando que o pessoal do segundo turno segundo votou por unanimidade pela continuidade da greve e que piquetes de convencimento continuarão de forma contínua nas portarias para cobrir os três turnos de trabalho.

A entidade acrescentou que “até o momento os trabalhadores terceirizados estão entrando porque não têm funções na produção, [porém] a planta continua parada”.

O sindicato sustentou que “os 4 mil trabalhadores da fábrica iniciaram greve” e que “não há previsão para retorno ao trabalho”. Pela manhã, porém, afirmou que a paralisação ocorreu na Johnson/Kenvue, não deixando claro se ela abrange somente a Kenvue ou inclui outras companhias que dividem o parque industrial da J&J em São José.

Concluiu informando que a pauta e o comunicado da paralisação foram protocolados na empresa na última quinta-feira (21).

PUBLICIDADE

Kenvue

A Kenvue é uma empresa que se separou da Johnson & Johnson em agosto de 2023, tornando-se independente. É a maior empresa do mundo do setor de saúde do consumidor com base em receita. Detém marcas como Aveeno, Band-Aid, Johnson’s, Listerine, Neutrogena e Tylenol.

Segundo informações publicadas no Google, a J&J manteve 9,5% das ações ordinárias da Kenvue. A empresa mantém um escritório em São Paulo e uma planta em São José.

Outro lado

O SuperBairro fez contato com a Johnson & Johnson, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem. Havendo manifestação, o texto será atualizado.

APOIO / SUPERBAIRRO