Setor de Serviços liderou o ranking de geração de emprego em setembro. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Pelo nono mês consecutivo São José dos Campos registrou saldo positivo de empregos gerados com carteira assinada. Em setembro, o saldo foi de 549 postos de trabalho. Todos os setores econômicos registraram resultado positivo no mês.

Com os números de setembro, São José chegou a um saldo positivo de 6.374 empregos no ano. Nos últimos 12 meses, de outubro de 2022 até setembro de 2023, foram criadas 7.657 vagas no mercado formal de trabalho do município.

As informações são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Segundo a metodologia do órgão, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere apenas a empregos formais, com carteira assinada.

Serviços

Em setembro, o destaque para geração de empregos em São José ficou novamente com o setor de Serviços com 188 vagas no mês.

Os outros setores também tiveram saldo positivo: Indústria, com 163 oportunidades, Comércio, 132, Construção Civil, 58 e Agropecuária que registou 8 vagas de saldo.

Qualificação profissional

Para capacitação e qualificação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São José investe em cursos de qualificação, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores.

No ano passado, foram oferecidas 30 mil vagas dentro do Programa Qualifica São José. Foram registradas mais de 50 mil inscrições de interessados.

Neste ano, a projeção é oferecer cerca de 32 mil vagas no Qualifica São José.

O aumento das vagas e a criação de novos cursos estão previstos no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos são gratuitos e são ministrados na modalidade presencial ou EaD (Ensino a Distância).