O Pirô Piraquara sai nesta noite e volta no sábado ao centro da cidade; no domingo, vai a São Francisco Xavier. Foto / Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

 

Concentração começa às 18h30 na praça Afonso Pena, em noite que também terá show da banda Estrambelhados, de São Luiz do Paraitinga; na quarta, o bloco Lá Em Cuba, Em Cuba Lá reuniu multidão nas ruas e varou a noite na Savema (vídeo acima)

 

DA REDAÇÃO

A partir das 18h30 desta quinta-feira (16), o Pirô Piraquara abre oficialmente o Carnaval de São José dos Campos. A passagem do bloco, após dois anos de ausência devido à pandemia de covid-19, será no centro da cidade e a concentração começa na praça Afonso Pena, ao lado do prédio antigo da Coletoria Estadual.

O trajeto do bloco vai começar na praça Afonso Pena e passar pela avenida Madre Teresa, “curva do s”, rua Cel. Madeira, avenida João Guilhermino, avenida Dr. Nelson D’Ávila e, novamente, praça Afonso Pena. Está prevista a participação do Bloco da Assem (Associação dos Servidores Municipais).

Criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) em 1988, sob a coordenação da folclorista Angela Savastano, atual diretora do Museu do Folclore do município, o Projeto Piraquara propunha atividades voltadas à valorização do folclore e da cultura popular regional, abrindo à população a oportunidade de participar de diversas manifestações culturais.

Mais tarde, o projeto deu origem ao Pirô Piraquara, um bloco aberto à participação da população de todas as idades, sem necessidade de abadá ou inscrição prévia. Uma das principais características do bloco são os bonecões produzidos pelo casal Fátima Alves e Benê Domingos, que há 20 anos confeccionam e cuidam da manutenção dos bonecos gigantes.

Além da passagem desta noite, o Pirô volta a sair pelas ruas do Centro no sábado (18), a partir das 9h30, com concentração nas proximidades do Mercado Municipal. No domingo (19), o bloco sai no distrito de São Francisco Xavier, a partir das 10h, na praça Cônego Manzi.

PUBLICIDADE

Banda Estrambelhados

Além do Pirô Piraquara, outra atração do Carnaval de São José nesta quinta-feira será o show da banda Estrambelhados, de São Luiz do Paraitinga, que se apresenta às 21h no Centro cultural Clemente Gomes, no complexo da Tecelagem Parahyba, ao lado do Parque da Cidade.

Próxima de completar 20 anos de carreira, a banda Estrambelhados tornou-se uma das referências do Carnaval de São Luiz do Paraitinga. Uma das características do seu sucesso é a “marchinha”, que se tornou o gênero musical oficial da festa naquela cidade.

A banda possui em seu currículo apresentações na Virada Cultural de São Paulo; Virada Cultural do Estado; shows em unidades do Sesc; show no Teatro Fiesp/Sesi junto com o famoso grupo Paranga, outra forte referência musical da cidade; show no Teatro Funarte, em São Paulo, em comemoração aos 30 anos do Lira Paulistana, entre outras.

Lá Em Cuba

Apesar de não constar como evento oficial na programação de Carnaval da Prefeitura e da FCCR, o bloco Lá Em Cuba, Em Cuba Lá acabou abrindo de fato o Carnaval da cidade na noite de quarta-feira (15). Após dois anos sem sair devido à pandemia, o Lá Em Cuba conseguiu empolgar centenas de foliões, saindo da portaria do Parque Vicentina Aranha e percorrendo a avenida Nove de Julho, rua do Serimbura, rua José Bonifácio e avenida Heitor Villa-Lobos, nos bairros Vila Adyana, Jardim Apolo, Jardim Maringá e Vila Ema.

Por volta das 21h, os integrantes do bloco, reforçados por moradores da região, lotaram o pátio da Savema (Sociedade Amigos da Vila Ema e Jardim Maringá). Animado por uma banda formada por músicos do bloco e reforçada por integrantes da Banda de Santana, o Carnaval na Savema só terminou no início desta quinta-feira.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

*Conteúdo atualizado às 21h03 do dia 16/2/23 para inclusão de vídeo do bloco “Lá Em Cuba, Em Cuba Lá” na Savema.