Nova travessia do rio Paraíba na região norte da cidade terá 240 metros de extensão, com calçada e ciclovia
DA REDAÇÃO
Com o avanço das obras da via Jaguari, na região norte, começa a surgir uma nova ponte sobre o rio Paraíba do Sul. No local, já é possível observar a execução das fundações e pilares, dentro e fora do rio. Para a instalação dos pilares dentro do rio são utilizadas balsas para o transporte dos materiais e equipamentos, como guindastes e perfuratriz para furar a rocha abaixo do solo.
Ao todo, serão instalados dez eixos na estrutura de sustentação. Cada eixo é formado por dois pilares apoiados a até 21,4 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de sete andares. A fundação é fixada a uma profundidade de 6,5 metros no interior da rocha. No canteiro de obra terrestre, ao lado do rio, são feitas várias partes da ponte, como as vigas de concreto e a armação dos pilares.
Com 240 metros de comprimento, 11,2 metros de largura e cerca de 10 metros de altura, erguida ao lado da linha férrea, a estrutura da ponte irá comportar uma pista com duas faixas de rolamento, incluindo passeio com ciclovia compartilhada.
Via Jaguari
Os contornos da nova via Jaguari já podem ser vistos por quem passa pela via Norte, no bairro de Santana. Todo o traçado de 3,8 quilômetros já foi aberto e, em boa parte, foi iniciada a execução das primeiras camadas da fundação de aterro das novas pistas.
Para a conexão com a via Norte serão construídas novas alças de acesso com faixas de desaceleração (entrada) e aceleração (saída). Do outro lado do rio, todo o traçado foi aberto até a estrada da Petybon, em frente à indústria J. Macedo. Nesse trecho, está em construção uma rotatória de acesso à estrada, com retorno e entrada para a fábrica. A obra prevê ainda o recapeamento de 1,8 quilômetro da estrada da Petybon.
De olho
A um custo de R$ 52,3 milhões, a via Jaguari tem o objetivo de desafogar o trânsito em ruas e bairros da região norte, além de reduzir o tráfego de caminhões nesses bairros, promovendo mais segurança para moradores e motoristas. Com um total de 5,6 quilômetros de extensão, a nova via irá ligar as regiões norte e central da cidade.
Segundo a Prefeitura de São José dos Campos, pela ferramenta De Olho na Obra é possível acompanhar o andamento de todas as obras públicas da cidade –inclusive a via Jaguari – com informações atualizadas sobre percentual construtivo, etapas realizadas e fotos renovadas a cada 15 dias.