Nos últimos dias, não se falou em quase mais nada que não fosse a tragédia climática no Rio Grande do Sul e a mobilização para doar tudo o que a população gaúcha está precisando. Na política, abriu-se uma enorme oportunidade de pré-candidatos mostrarem trabalho. Ou não.
O que se viu até agora entre os pré-candidatos a prefeito de São José dos Campos foi o Dr. Elton (União Brasil) nadando de braçadas na organização das doações, o prefeito Anderson Farias (PSD) cumprindo o seu papel de chefe do Executivo e o candidato do PDT, Wilson Cabral, que é do ramo, gravando um vídeo para comentar o assunto.
O ex-prefeito Eduardo Cury (PL), líder na intenção de votos segundo a pesquisa mais recente do instituto Paraná [veja notas nesta coluna], ficou totalmente ausente nas redes sociais. Nenhum comentário. O petista Wagner Balieiro também se limitou a compartilhar uma postagem sobre a atuação do governo Lula nesse episódio.
Quanto ao Dr. Elton, tudo indica que pegou carona na máquina superazeitada de ação social da Igreja da Cidade, que atuou nas arrecadações somente até a entrada do movimento “Onda do Bem”, reunindo o partido União Brasil, o Dr. Elton, a pré-candidata a vereadora Patrícia Borges e generosos patrocinadores, como a Transportadora Monfredini, que está levando 18 carretas até o Sul, “tudo por minha conta”, segundo Arthur Monfredini, um dos proprietários.
Quem fez o quê?
A coluna Política & Políticos fez uma varredura nas redes sociais dos principais pré-candidatos. Veja o que encontrou até o final da manhã desta segunda-feira (13):
– Eduardo Cury (PL) – Não fez comentários sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, nem no Instagram e nem no Facebook.
– Anderson Farias (PSD) – Publicou vídeo como prefeito da cidade, no Instagram e Facebook, para pedir doações via Fundo Social de Solidariedade. Clique [aqui] e veja o vídeo. Perguntada sobre o volume de doações já arrecadado e enviado para o Sul, a assessoria da Prefeitura respondeu que ainda está fazendo o balanço da operação.
– Dr. Elton (União Brasil) – Abraçou a causa e publicou 64 postagens no Instagram e Facebook em torno do movimento “Onda do Bem”, que teve como primeiro local de doações a sede do partido. Depois, o trabalho foi centralizado na Transportadora Monfredini, no bairro Chácaras Reunidas, de onde saíram, segundo os organizadores, cerca de 450 toneladas de doações, em 18 carretas, com mais de 400 voluntários mobilizados. Anunciou, em vídeo postado no final da manhã desta segunda-feira (13), que está a caminho do Rio Grande do Sul para preparar a ida de um grupo de profissionais da saúde de SJC. Clique [aqui] e assista ao vídeo.
– Wagner Balieiro (PT) – Fez uma publicação sobre a tragédia, no Facebook, para destacar o aumento de verbas do governo federal para o Rio Grande do Sul.
– Prof. Wilson Cabral (PDT) – Único dos pré-candidatos ligado diretamente à defesa do meio ambiente, publicou um vídeo no Instagram e nenhuma postagem no Facebook. Disse que a tragédia no RS é “anunciada”, que o esforço para combater os danos vai continuar e defendeu doações preferencialmente para o governo daquele estado. Defendeu também que se comece a cobrar os responsáveis pela situação. Clique [aqui] e assista ao vídeo.
PALANQUE
Uma ‘foto’ do momento
O levantamento do Paraná Pesquisas/BandVale, divulgado no final da semana passada, teve um mérito: mostrou quem é quem neste momento em que a campanha oficial ainda não começou. E não foi muito além disso. Duas surpresas: o tamanho das preferências pelo líder Eduardo Cury (PL), com 37,9%, e do terceiro colocado, Dr. Elton, com 11,3%.
Eles comemoram
Cury surpreende porque vem com um partido novo e depois de uma derrota na última tentativa de reeleição para deputado federal. E Elton porque, apesar da boa votação e eleição a deputado estadual, se colocou pela primeira vez no “pelotão de elite” da política local.
Bom e ruim
O prefeito Anderson, por sua vez, ficou com um pró e um contra. A má notícia é que, segundo a “fotografia” do momento representada pela pesquisa, está a perigosos 16,8% de distância do líder Cury. Por outro lado, comemora os 70,7% de aprovação ao seu governo. A cinco meses do primeiro turno, isso não é pouca coisa.
Voto se transfere?
Quanto a Wagner Balieiro, vai novamente tentar apostar em uma transferência de votos de Lula para o seu nome. Considerando-se que o homem é presidente da República e conseguiu os votos necessários para se eleger, quem sabe Balieiro possa se beneficiar do clima de polarização que domina a política brasileira. Vai ter que trabalhar muito para isso.
Balieiro se apresenta
Falando nele, o nome da esquerda com maior preferência na pesquisa faz o lançamento oficial de sua pré-candidatura neste sábado (18), às 14h, no Hotel Monreale (Jardim São Dimas). Vai ser uma boa oportunidade de conferir se a temida militância do PT continua temida ou virou coisa do passado.
PONTO A PONTO
Poderoso…
Quando a gente vê até ganhadores de título de Cidadão Joseense que não enchem as duas primeiras fileiras do plenário da Câmara, foi surpreendente o número de pessoas que foram prestigiar a prestação de contas do vereador Zé Luís (PSD) no último sábado (11). Plenário cheio, com direito a presença e discurso do todo-poderoso do partido, Gilberto Kassab.
Fake news em plenário
Em outro plenário, o da Câmara Federal, sinal dos tempos. Segundo o portal UOL, durante sessão na última quarta-feira (8), ao menos sete deputados usaram seu tempo para reproduzir desinformação sobre as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Desde caminhões barrados por exigência de nota fiscal –era excesso de peso–, passando por má vontade das Forças Armadas em enviar socorro e chegando à solicitação de habilitação para voluntários usarem jet skis nos salvamentos.
O serviço de conferência do UOL matou a cobra e mostrou o pau: tudo fake news.
Miliquinhos em SJC?
A deputada Leticia Aguiar (Progressistas) e o seu dublê de aliado político e assessor, Anderson Senna, querem dar um empurrão no projeto de construção de uma escola cívico-militar em São José dos Campos. Para isso, a semana inteira será dedicada à coleta de adesões para um abaixo-assinado sobre o assunto. Anote os locais: terça (Jardim Uirá), quarta (Jardim Satélite), quinta (Jardim Cerejeiras), sexta (Jardim do Céu), sábado (Galo Branco), domingo (São Judas Tadeu). E tem mais: desta terça até sábado, na praça do Sapo (Centro), das 9h às 12h. Detalhes? Veja na página @leticiaaguiaroficial.
TOQUE FINAL
‘E o resto é silêncio’
A coluna da semana passada provocou reações de todos os lados. Uma delas, sobre o tratamento dado ao prefeito Anderson Farias (PSD) no episódio do “chuta o gato”. Houve quem achasse que o colunista praticou o famoso puxassaquismo em relação ao chefe do Executivo.
Aos que acompanham a coluna Política & Políticos aqui no SuperBairro, fica um recado: até outubro, todos os candidatos e simpatizantes da política joseense terão inúmeras oportunidades de variar suas opiniões sobre a conduta do colunista. Dirão muitas vezes que “esse cara é legal” e, muitas outras vezes, que “esse cara não passa de um fdp”.
A poucos meses de completar 49 anos de profissão, o colunista está mais que acostumado com o modo de pensar –e de agir– dos políticos. E promete continuar pensando primeiro em você, leitor, na hora de decidir o que publica e o que deixa de publicar.
“E o resto é silêncio”, como dizia o saudoso radialista Álvaro Gonçalves.
Wagner Matheus
Editor do SuperBairro e autor da coluna Política & Políticos