Derrotada na Justiça, Prefeitura "respondeu" com fiscalização reforçada. Foto / PMSJC/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Derrotada na Justiça ao tentar manter comércio de grande porte fechado nos quatro dias do feriado prolongado, a Prefeitura reagiu com fiscalização rigorosa

 

DA REDAÇÃO

O feriado prolongado de Corpus Christi foi movimentado em São José dos Campos. O que deveria ser um período de quatro dias com o comércio de grande porte fechado, além de eventos de lazer e cultos religiosos proibidos, transformou-se em uma corrida à Justiça com a derrota da Prefeitura, que havia imposto as restrições por decreto.

Após as vitórias da Apas (Associação Paulista de Supermercados) e Abaas (Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço) no Judiciário, a intenção de manter fechadas as lojas com mais de 250 m2 de área de venda foi por água abaixo.

Restou à Prefeitura reforçar a fiscalização e agradecer aos supermercados que decidiram manter as portas fechadas, entre eles o Piratininga e as redes Máximo e Simpatia.

O feriado prolongado também foi aproveitado na campanha de vacinação.

28 interdições

No período de quatro dias de feriado prolongado, a fiscalização não deu tréguas a quem desrespeitou as regras sanitárias para prevenção da covid. Entre quinta-feira (3) e domingo (6), foram interditados 28 estabelecimentos comerciais e aplicadas 76 multas, no valor total de R$ 387.846,16.

Entre os estabelecimentos fechados e multados, em todas as regiões da cidade, estavam adegas, bares, restaurantes, padarias e lojas de conveniência.

O trabalho foi realizado por agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), GCM (Guarda Civil Municipal), Vigilância Sanitária Municipal e Polícia Militar, com apoio de agentes da Mobilidade Urbana.

Em outra frente de atuação, equipes da Prefeitura e da Polícia Militar impediram e dispersaram aglomerações de pessoas em vias públicas dos bairros Campo dos Alemães (região sul), Jardim Aquarius (oeste) e SetVille Altos de São José (leste). No total, foram aplicadas 182 multas por som alto e estacionamento irregular.

Nas ações preventivas integradas, foram abordadas e orientadas 582 pessoas, além de vistoriados 478 veículos, com apreensão de 28 carros e motos.

2.329 pessoas vacinadas

Em oito pontos de vacinação, 2.253 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra covid-19, entre pessoas com 24 ou mais com comorbidades ou deficiência permanente cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada), além de gestantes e puérperas, profissionais da saúde, idosos e motoristas do transporte coletivo urbano.

Também foi realizado o Dia D da segunda dose para quem estava com a vacina em atraso. Um total de 82 pessoas, entre idosos, profissionais da saúde e da educação concluiu o esquema vacinal. Mesmo assim, quem ainda não conseguiu comparecer poderá procurar um dos postos durante esta semana.