Derrotada na Justiça ao tentar manter comércio de grande porte fechado nos quatro dias do feriado prolongado, a Prefeitura reagiu com fiscalização rigorosa
DA REDAÇÃO
O feriado prolongado de Corpus Christi foi movimentado em São José dos Campos. O que deveria ser um período de quatro dias com o comércio de grande porte fechado, além de eventos de lazer e cultos religiosos proibidos, transformou-se em uma corrida à Justiça com a derrota da Prefeitura, que havia imposto as restrições por decreto.
Após as vitórias da Apas (Associação Paulista de Supermercados) e Abaas (Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço) no Judiciário, a intenção de manter fechadas as lojas com mais de 250 m2 de área de venda foi por água abaixo.
Restou à Prefeitura reforçar a fiscalização e agradecer aos supermercados que decidiram manter as portas fechadas, entre eles o Piratininga e as redes Máximo e Simpatia.
O feriado prolongado também foi aproveitado na campanha de vacinação.
28 interdições
No período de quatro dias de feriado prolongado, a fiscalização não deu tréguas a quem desrespeitou as regras sanitárias para prevenção da covid. Entre quinta-feira (3) e domingo (6), foram interditados 28 estabelecimentos comerciais e aplicadas 76 multas, no valor total de R$ 387.846,16.
Entre os estabelecimentos fechados e multados, em todas as regiões da cidade, estavam adegas, bares, restaurantes, padarias e lojas de conveniência.
O trabalho foi realizado por agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), GCM (Guarda Civil Municipal), Vigilância Sanitária Municipal e Polícia Militar, com apoio de agentes da Mobilidade Urbana.
Em outra frente de atuação, equipes da Prefeitura e da Polícia Militar impediram e dispersaram aglomerações de pessoas em vias públicas dos bairros Campo dos Alemães (região sul), Jardim Aquarius (oeste) e SetVille Altos de São José (leste). No total, foram aplicadas 182 multas por som alto e estacionamento irregular.
Nas ações preventivas integradas, foram abordadas e orientadas 582 pessoas, além de vistoriados 478 veículos, com apreensão de 28 carros e motos.
2.329 pessoas vacinadas
Em oito pontos de vacinação, 2.253 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra covid-19, entre pessoas com 24 ou mais com comorbidades ou deficiência permanente cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada), além de gestantes e puérperas, profissionais da saúde, idosos e motoristas do transporte coletivo urbano.
Também foi realizado o Dia D da segunda dose para quem estava com a vacina em atraso. Um total de 82 pessoas, entre idosos, profissionais da saúde e da educação concluiu o esquema vacinal. Mesmo assim, quem ainda não conseguiu comparecer poderá procurar um dos postos durante esta semana.