Foto / Pixabay

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Já que todos os anos aparecem os bidus, mães não-sei-o-que, astrólogos e quejandos fazendo vaticínios evidentes para o ano próximo, sinto-me no direito de fazer também alguns prognósticos.

Aí vão. Prevejo que, em 2024:

1 – O Ano Novo começará com muita ressaca, vômito, roupa branca suja e os mesmos compromissos já assumidos no Ano Velho. Que não serão cumpridos de novo.

2 – O governo falastrão, para dizer o menos, não conseguirá zerar o déficit do orçamento. Nem quer. Eu quero aqui em casa, os meus não deixam.

3 – Políticos de oposição continuarão falando bobagem também, não se sabendo quem é o pior entre os polos radicais. Isentões −não camisolões− continuarão a não eleger ninguém.

4 – O meu Corinthians não será campeão, infelizmente. Sofreremos de novo, já é nossa sina. Palmeiras ou Flamengo ganharão tudo. Mais do mesmo.

5 – Um cantor famoso irá desta para melhor. Ou pior. Igualmente um artista de novela da Globo. Espero não estar incluído nisso, embora anônimo, tanto que nem estendo os braços para cima. Por precaução, posso ser puxado pelo Criador.

6 – O Brasil não cumprirá metas ecológicas nem obterá vantagem nenhuma em ser da Opep. Não adiantou o paradoxo tolo. Está mais arriscado a se desmoralizar, bem como perder território para a Venezuela. Depois agradecer tudo com tapete vermelho.

PUBLICIDADE

7 – Haverá enchentes e morros ocupados irão derreter, atingindo a população carente. Os políticos correrão para mostrar serviço e tomar atitudes demagógicas. A melhor pena para eles seria colocá-los morando pendurados em morros ou na beira dos rios. Sem ajuda-aluguel.

8 – Haverá secas e enchentes, choro e ranger de dentes, com dinheiro público indo pelo ralo.

9 – Nas eleições, os mesmos políticos corruptos serão reeleitos por eleitores ávidos em votar mal. Não são mulher de malandro, mas parece que gostam de ser enganados.

10 – Guerras irão continuar e outras novinhas em folha pipocarão aqui e ali, tendo um anticristo por trás ou riquíssimos indiferentes à sorte da Humanidade. Os civis sofrerão os efeitos, pois você acha que o homo sapiens mudou? Talvez a “mulher sapiens” −sugerida por uma genial política− seja a solução.

11 – O Palmeiras continuará sem mundial e o Brasil penará para se classificar para a Copa do Mundo. Se for classificado. Clube brasileiro não vencerá o Mundial.

12 – Roberto Carlos fará o quinquagésimo show de fim de ano. Haverá ainda aquela tediosa musiquinha da Globo, com contratados desafinando em sorrisinhos amarelos.

13 – Vão descobrir, finalmente, quem foi a Elvira do Ipiranga na história do país.

 

> José Roberto Fourniol Rebello é formado em direito. Atuou como juiz em comarcas cíveis e criminais em várias comarcas do estado de São Paulo. Nascido em São Paulo, vive em São José dos Campos desde 1964, atualmente no Jardim Esplanada. Participou do movimento cultural nascido no município na década de 60.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE