Após a Black Friday, fiscalização se volta às compras de Natal. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Empresas virtuais e físicas foram autuadas por irregularidades em promoções; órgão vai continuar fiscalizando e orientando no período de compras de Natal

 

DA REDAÇÃO

Dos 51 estabelecimentos físicos e 34 virtuais fiscalizados pelo Procon de São José dos Campos no período de 18 a 29 de novembro, durante a Black Friday, 22 foram autuados. Foram fiscalizadas lojas de rua, de shoppings e de sites de venda pela Internet.

O foco da fiscalização do Procon foi dirigido aos segmentos de maior procura pelo consumidor nesta época do ano, como eletrodomésticos, telefonia, perfumaria, artigos esportivos, construção, vestuário, entre outras.

Irregularidades

As irregularidades constatadas foram relacionadas à clareza da informação, como:

– Exposição dos preços com parcelas maiores que o preço à vista, podendo induzir o consumidor a erro quanto ao preço real dos produtos.

– Exposição dos preços em dimensões maiores para pagamento apenas no pix, podendo induzir o consumidor a erro quanto ao preço real dos produtos em caso de outra forma de pagamento à vista.

– Informação de percentual de desconto não correspondente ao valor do desconto de fato concedido.

PUBLICIDADE

Lojas autuadas

– Físicas – Toque de Classe, Ortobon, Casas Bahia, Magazine Luiza, Lojas Americanas e Mobly Megastore.

– Virtuais – Amazon, Casas Bahia, Samsung, Magazine Luiza, Pague Menos, Carrefour, Centauro, Electrolux, IG, Polishop, Marabraz e Inovar.

Dezembro

Durante este mês, com o aumento das compras de Natal, o Procon prossegue com a fiscalização junto a lojas físicas e virtuais com objetivo de identificar, coibir e autuar possíveis novas irregularidades. As orientações ao consumidor continuarão sendo dadas na sede do órgão ou por telefone: Rua Paulo Setúbal, 220 – Jardim São Dimas, fones 151 ou (12) 3909-1440.

APOIO / SUPERBAIRRO