UTI do Hospital Municipal nesta quarta-feira: nenhum paciente de covid. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Nesta quarta-feira (20), dez pacientes estavam internados por covid-19 no Hospital Municipal, todos na enfermaria

 

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de São José dos Campos informou que nesta quarta-feira (20) a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal ficou sem nenhum paciente internado por complicações da covid-19. Na mesma data, dez pacientes com a infecção estavam internados na enfermaria do hospital.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, esses números demonstram o enfraquecimento da doença e comprovam a importância da vacinação. Até o momento, 98% do público-alvo em São José recebeu a primeira dose, 87,9% a segunda e 58,7%% a terceira dose, ou primeira dose de reforço. No grupo de idosos com mais de 60 anos e imunossuprimidos, 64,2% já tomaram a quarta dose, ou segunda dose de reforço.

A eficácia da vacina contra covid está comprovada. Em São José dos Campos, 14 dias após receberem a segunda dose, apenas 1,92% –menos de duas pessoas em cada grupo de 100– contraíram covid, 0,04% precisaram ser internados e 0,029% morreram.

PUBLICIDADE

Vacinação continua

Apesar dos bons números, a campanha de vacinação continua. De acordo com os dados do Vacivida, do Governo do Estado, 49.581 pessoas em São José ainda não receberam a segunda dose –cerca de 23 mil destas no grupo de 5 a 19 anos– e 170.134 já poderiam ter recebido a terceira dose, ou primeira de reforço.

A Prefeitura orienta que a população fique atenta à data de retorno para uma nova dose de vacina. Quem recebeu a segunda dose de CoronaVac, Pfizer ou AstraZeneca em 9 de dezembro de 2021, por exemplo, já está apto a receber a dose de reforço.

Também solicita que, caso algum morador tenha se vacinado em outro município, é importante que informe isto em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE