Veja a previsão desta quarta até domingo na cidade; Prefeitura reforça apoio a moradores de rua
DA REDAÇÃO
Desta quarta-feira (28) até domingo (1º), a previsão é de muito frio em São José dos Campos. Segundo o Cpetec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos)/Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a temperatura pode cair a até 2°C na sexta-feira (30).
Dia a dia, o Cptec prevê as seguintes mínimas e máximas:
– Quarta-feira (28) – mínima de 11°C e máxima de 20°C
– Quinta-feira (29) – mínima de 3°C e máxima de 12°C
– Sexta-feira (30) – mínima de 2°C e máxima de 15°C
– Sábado (31) – mínima de 7°C e máxima de 19°C
– Domingo (1º) – mínima de 7°C e máxima de 20°C
Frio intenso
Em nota técnica emitida na terça-feira (27), o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) confirmou a previsão de frio intenso entre quarta e domingo para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e sul da região Norte devido a uma nova massa de ar frio.
Segundo a nota, entre a noite de terça-feira e ao longo desta quarta, “o ciclone extratropical no Oceano Atlântico provocará a intensificação do vento no litoral da região Sul e o aumento de umidade na campanha gaúcha e áreas serranas de divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina”.
O SNM prevê também queda de neve nas serras gaúcha e catarinense, entre os dias 28 e 29 (quarta e quinta-feira), com dias consecutivos de temperaturas mínimas negativas, entre -6°C e -8°C nas áreas de maior altitude da região Sul, podendo atingir, pontualmente, até -10°C nessas localidades.
Para o Sudeste, a previsão é de que os dias mais críticos serão a quinta e a sexta-feira, com mínimas entre -2°C e -5°C na Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Em Campos do Jordão, o Cpetec/Inpe prevê temperaturas mínimas de -2°C na quinta-feira, -3°C na sexta, 3°C no sábado e 3°C no domingo.
Moradores de rua em SJC
A Prefeitura de São José dos Campos preparou uma série de ações adicionais para proteger os moradores em situação de rua durante esse período de frio intenso.
A equipe de Abordagem Social da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão (Sasc) irá intensificar o trabalho de recâmbio de pessoas à cidade de origem. Também foram criados 70 novos leitos masculinos nos abrigos do município para esse período.
A Abordagem Social terá 12 equipes circulando diariamente por todas as regiões da cidade. O serviço conta com assistentes sociais e educadores e funciona 24 horas por dia. O principal objetivo é convencer a pessoa em situação de rua a aceitar acolhimento ou o recâmbio à sua cidade de origem.
A Sasc orienta a população a acionar o serviço 153 para comunicar a localização de pessoas em situação de rua e que evite dar esmolas.
São José dos Campos conta com seis abrigos, sendo três masculinos, um feminino e LGBT, um denominado Viva Famílias e Indivíduo e outro, o AVD (Atividade de Vida Diária), dedicado a pessoas que apresentem alguma dificuldade para as atividades cotidianas. Além de atendimento humanizado, alguns espaços oferecem acomodações para cães e gatos.