Diretores e funcionários do hospital comemoram a recertificação. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Um dos 29 entre 2.639 hospitais públicos do país com nível pleno de acreditação, próxima meta é o nível de excelência

 

DA REDAÇÃO

O Hospital Municipal de São José dos Campos conquistou a recertificação do Instituto Qualisa de Gestão, agora com acreditação nível 2 (pleno), de acordo com as normas da ONA (Organização Nacional de Acreditação).

A certificação do HM foi concluída no final de 2022 e o resultado foi anunciado na última sexta-feira (20). Apenas 29 hospitais públicos, dos 2.639 existentes no país, são acreditados com o nível pleno (2), abaixo apenas do nível de excelência (3).

A acreditação hospitalar é um método de avaliação realizado de forma voluntária com o objetivo de promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

“A cada certificação alcançamos um novo ciclo de melhorias dentro do hospital, colocando a qualidade como modelo de gestão”, afirmou a médica Christiany Maria Cavalcante, coordenadora do setor de qualidade do hospital. “O objetivo final é sempre a segurança do paciente, fazendo com que ele seja o centro de tudo e o hospital se organize em volta para atendê-lo”, ressaltou.

A primeira certificação do HM foi conquistada em 2016, no nível 1, quando foram analisados diversos procedimentos, como segurança cirúrgica, medicamentosa e prevenção a infecções.

Em 2020 foi iniciada uma nova etapa de certificação, desta vez voltada à análise da integração dos processos do hospital (plena comunicação entre as atividades), entre outros itens, além de reavaliar os aspectos que já tinham sido aprovados anteriormente no nível 1.

Para 2024, a meta do Hospital Municipal é conquistar a certificação de excelência nos serviços prestados à população.

PUBLICIDADE

Nova ala de enfermaria

Além de recertificado, o HM está com maior capacidade de atendimento. Desde o último dia 11 passou a funcionar uma nova ala de enfermaria. Os 25 novos leitos estão sendo usados como retaguarda para o Pronto-Socorro Municipal. O objetivo é oferecer mais conforto para os pacientes.  A nova ala é o primeiro passo de um projeto de expansão de leitos que faz parte do Plano de Gestão 2021-2024 da atual administração.

O HM é o maior hospital público da região, tem 372 leitos e é referência para urgência e emergência. Mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), o hospital recebe cerca de 1.000 pessoas por dia em seu Pronto-Socorro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
APOIO SUPERBAIRRO