O Museu Municipal, que integra o Circuito Cultural Central, é uma das ações do Urbaniza Centro, programa da Prefeitura que prevê investimentos de mais de R$ 200 milhões
DA REDAÇÃO
Após um ano fechado para reforma geral do prédio, o Museu Municipal de São José dos Campos foi entregue à população nesta segunda-feira (29). A obra faz parte do programa Urbaniza Centro, que está transformando praças, parques, vias públicas e prédios históricos da região central.
As obras do museu, que começaram em janeiro do ano passado, incluíram substituição da rede elétrica, manutenção do telhado, pinturas externa e interna, forro, recuperação do piso, recuperação do amadeiramento, criação de um banheiro-família, troca das longarinas e adequação para melhoria da acessibilidade, como alargamento de portas e instalação de elevador. Antes disso, o museu havia recebido tratamento de impermeabilização no seu entorno.
Construído em 1926, o prédio do Museu Municipal já foi sede da Escola Livre para Formação de Professores e da Câmara Municipal. O Poder Legislativo permaneceu ali até 2002, quando o edifício passou a pertencer à Prefeitura, sendo denominado Espaço Mário Covas. Em 2007, sua administração foi transferida para a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), que faz atualmente a gestão do espaço cultural. Desde 1994, o prédio é preservado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural de São José dos Campos).
Programação
Em breve, a Fundação Cultural deverá levar para o museu uma programação que prevê cineclube com exibição de cinema francês e, na sequência, ainda neste trimestre, cursos, palestras, workshops e ciclos de estudos ligados à área da economia criativa, como expografia, restauro, curadoria e a retomada do curso de história da arte.
Dentro da programação anual de artes visuais, que inclui uma exposição de longa duração e no mínimo três de curta duração, está prevista para março uma exposição com obras do acervo do artista Johan Gütlich.
Como forma de estimular a economia criativa, também está programado o lançamento de um edital para ocupação do museu de forma onerosa, em que artistas, curadores e galeristas poderão locar algumas salas e o auditório. Os recursos arrecadados serão investidos no próprio museu.
Urbaniza Centro
Desenvolvido pela Prefeitura, o programa Urbaniza Centro visa revitalizar a região central da cidade. O objetivo é incentivar a utilização mais intensa do Centro, inclusive em horários noturnos e finais de semana, e promover medidas voltadas à segurança pública. O investimento previsto é de mais de R$ 200 milhões.
Veja as principais ações já realizadas, as que estão em andamento e as que estão na fase de estudos.
Ações concluídas – Requalificação e enterramento dos cabos de energia da Rua Quinze de Novembro; reforma do Museu Municipal; criação do projeto de parklets; ampliação do Circuito Cultural Central; rondas de bicicleta pela Guarda Civil Municipal; implantação de lixeiras subterrâneas.
Ações em andamento – Duplicação da Avenida Sebastião Gualberto; concessão do Mercado Municipal; reforma das praças Afonso Pena, Cônego Lima e Olímpio Catão.
Ações em estudo – Concessão do Parque da Cidade; utilização da Estação Ferroviária Central; requalificação do Terminal Central de Ônibus; nova destinação para o prédio da delegacia central; remoção do presídio e requalificação da área; restauro da Igreja São Benedito; reforma do Largo São Miguel e das praças do Sapo, Kennedy, São Benedito e Maurício Cury; estudo para requalificação do calçadão da Rua 7 de Setembro; oferta de cursos noturnos.
Na próxima quinta-feira (1º), será apresentado o projeto de concessão do Parque da Cidade, às 10h, na avenida Olivo Gomes, 100 – Santana. No dia 7, às 17h30, na travessa Chico Luiz, 56, será assinado o contrato de concessão do Mercado Municipal.