Atração da noite é a dupla Teodoro & Sampaio; até domingo, evento terá culinária, artesanato, manifestações tradicionais e shows musicais
DA REDAÇÃO
Começa nesta quinta-feira (4), às 18h30, no Parque da Cidade, a edição de São José dos Campos do Revelando SP, o maior festival de valorização da cultura tradicional paulista. O evento já teve mais de 55 edições ao longo de quase três décadas.
O Revelando SP prossegue até domingo, com entrada gratuita. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
Esta edição contará com 45 representantes de culinária, 41 de artesanato e 30 de manifestações de culturas tradicionais como catira, congada, jongo, folia de reis, samba de bumbo, moçambique e violeiros. O evento também terá duas exposições: de objetos utilizados pelos tropeiros e de trajes e adereços ciganos.
Culinária
O Revelando SP em São José dos Campos destaca a diversidade de sabores encontrados por todo o estado, com comida tropeira, iguarias como bolinho caipira do Vale do Paraíba, bolinho de frango de Itapetininga, linguiça de Bragança Paulista com polenta crocante, produtos à base de milho, amendoim e cambuci, histórias curiosas de pratos como a Comida de Lobisomem e o suco Zé Taiada, vaca atolada, arroz vermelho com suã, roupa velha, peixe caiçara e variedade de doces.
Artesanato e folclore
No artesanato, os expositores apresentam produtos feitos em madeira, argila, cerâmica, palha de milho, fibra de taboa, cabaça, ferro, bordado, bonecos de pano e pintura. No domingo (7), se apresentam cinco grupos de congada e quatro de moçambique.
Shows
Entre as atrações musicais, a dupla Teodoro & Sampaio se apresenta na quinta-feira. Na sexta, é a vez do grupo feminino de música sertaneja Barra da Saia. O sábado tem dose dupla, com a sambista Carolina Soares e o show “Tributo a Rolando Boldrin”, com a participação de Tuia, Zé Geraldo, Claudio Nucci, Mazinho Quevedo e Sandro Bacelar, tendo o Grupo Paranga como banda de apoio e o ator Rodrigo Mangal como apresentador. No domingo, a dupla Sá e Guarabyra encerra o evento.
Programação
Quinta (4)
18h30 – Lagoinha – Grupo Orgulho Caipira
20h30 – Teodoro & Sampaio
Sexta (5)
16h – São Sebastião – Coral da Aldeia Indígena Rio Silveiras
18h – Paraibuna – Dirce do Remedinho
19h – Pedra Bela – Paco & Thiago
20h – Caçapava – Quadrilha de Bonecões
20h30 – Barra da Saia
Sábado (6)
11h – Jacareí – Grupo Filhos do Oriente
11h30 – Biritiba Mirim – Grupo Folia de Reis Estrela Guia
12h – Ubatuba – Folia do Divino Espírito Santo
12h30 – São Sebastião – Folia de Reis do Morro do Abrigo
13h – Piquete – Jongo de Piquete
13h30 – Ubatuba – Fandango Caiçara Mestre Pedrinho
14h – Embu das Artes – Comunidade Jongo Embu das Artes
14h30 – São José dos Campos – Jongo Mistura da Raça
15h – Campinas – Jongo Dito Ribeiro
15h30 – Queluz – Corporação Musical Lyra Queluzense
16h – São Luiz do Paraitinga – Orquestra de Violas Rio Abaixo Mestre Jorge Charleaux
16h30 – Lorena – Moçambique de São Benedito
17h – Carolina Soares
18h30 – Campinas – Samba de Bumbo Campineiro Nestão Estevam
19h – Rafard – Batuque de Umbigada Bom Princípio
19h30 – Guarulhos – Vera Bianca e Regional
20h30 – “Tributo a Rolando Boldrin”, com Tuia, Zé Geraldo, Mazinho Quevedo, Sandro Bacelar, Grupo Paranga e Rodrigo Mangal
Domingo (7)
11h – Caraguatatuba – Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro
12h – Cortejo de Congadas – Guaratinguetá – Associação Cultural de Congada e Moçambique Vermelho e Branco de São Benedito; Pindamonhangaba – Congada de São Benedito de Pindamonhangaba; São Bento do Sapucaí – Congada da Dona Luzia; Tremembé – Congada de São Benedito do Erê
14h – Piracaia – Grupo Folclórico Paulista Caiapós
15h – Cortejo de Moçambiques – Monteiro Lobato – Grupo Moçambique Esperança; Paraibuna – Grupo Moçambique de Paraibuna; Santa Isabel – Moçambique de Santa Isabel; São José dos Campos – Moçambique Vila Tesouro
17h – São Bento do Sapucaí – Catireiros da Mantiqueira
17h30 – Jacareí – Os Veteranos da Catira Martins
18h30 – Sá e Guarabyra