Litoral Norte: uma das regiões com previsão de chuvas fortes. Foto / Inmet/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Frente fria pode provocar grande volume de chuvas na Grande SP, RMVale e litoral; além da região Sudeste, previsões no país incluem partes das regiões Centro-Oeste e Norte

 

DA REDAÇÃO*

A Defesa Civil do estado de São Paulo alertou, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), para fortes chuvas que devem atingir todo o território paulista de sexta-feira (19) a domingo (21), com maior possibilidade de grandes volumes acumulados nas regiões da Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Grande São Paulo.

No Litoral Norte e Vale do Paraíba, os registros acumulados nos três dias devem ser de até 180 mm. Na Grande São Paulo e região de Campinas, 150 mm; na Baixada Santista, podem chegar a 200 mm.

Nas regiões de Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva, as chuvas devem chegar aos 130 mm. Já para as regiões de Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e Marília, a previsão é de até 70 mm, apenas um pouco acima do estimado para as áreas de Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, com acumulados de 60 mm.

Com a previsão de grandes volumes acumulados no final de semana, especialmente durante o sábado (20), a Defesa Civil recomendou atenção redobrada em áreas urbanas mais vulneráveis. Devido ao encharcamento do solo, haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.

PUBLICIDADE

No país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta sexta-feira (19), um alerta de perigo quanto ao risco de chuvas intensas atingirem partes do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia entre hoje e o sábado (20).

De acordo com o órgão, há grandes chances de partes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais serem atingidas por chuvas intensas que, a partir de segunda-feira (22), podem alcançar o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Se surpreendidas nas ruas por fortes rajadas de vento ou raios, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores. Se necessitarem parar seus veículos, os motoristas também devem evitar estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda (outdoors). Em casa, é recomendável desligar aparelhos elétricos, tirando os plugues da tomada.

 

*Com informações do Governo de São Paulo e da Agência Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE