Prefeito Anderson Farias (PSD) e secretários de Proteção ao Cidadão e Educação fazem a apresentação do reforço para o programa Ronda Escolar. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

A segurança das escolas municipais de São José conta com ronda escolar diária, visitas periódicas e câmeras de segurança, entre outras ações

 

DA REDAÇÃO

O programa Ronda Escolar, da Prefeitura de São José dos Campos, passou a contar, a partir desta semana, com 12 bikes elétricas e duas vans que servirão de base móvel da Guarda Civil Municipal (GCM) para o patrulhamento no perímetro escolar.

O programa foi instituído na cidade pela lei 10598/22 e é desenvolvido de forma integrada pelas secretarias de Educação e Cidadania e de Proteção ao Cidadão. As rondas são diárias, nos horários de entrada e saída dos alunos, além de serem feitas visitas periódicas às escolas para alinhamento de informações com a equipe gestora.

Com as novas bicicletas elétricas, o efetivo do grupamento da GCM que faz o patrulhamento em bicicletas convencionais passará a integrar a Ronda Escolar, ampliando a atuação nas unidades.

PUBLICIDADE

Capacitação

Segundo a Prefeitura, os profissionais da Ronda Escolar passaram por capacitação e treinamento para abordagem tanto com as crianças e adolescentes estudantes, quanto com os pais e profissionais da educação, principalmente em temas como gestão de conflitos e procedimentos pedagógicos.

Nas escolas da Prefeitura, além dos vigilantes das empresas particulares de segurança, existe também um sistema de câmeras internas e externas, monitoradas pelo CSI (Centro de Segurança e Inteligência), além de botão de pânico integrado ao sistema para o pronto atendimento da GCM e demais forças de segurança em caso de necessidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE