DA REDAÇÃO
A Prefeitura de São José dos Campos fez um depósito em uma conta no Banco do Brasil, no valor de R$ 30 milhões, para a compra de vacinas contra a covid-19. O recurso poderá ser usado caso o Plano Nacional de Imunização (PNI) não seja capaz de preencher toda a necessidade do município.
Desde março, São José faz parte de um consórcio de municípios criado para comprar as doses diretamente dos fabricantes. A lei que autoriza a operação já foi aprovada pela Câmara Municipal.
A reserva para a compra foi anunciada pelo prefeito Felicio Ramuth durante entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (6) no Paço Municipal. Ele explicou que o montante foi conseguido por meio de remanejamentos vindos de várias secretarias municipais para atender à urgência do enfrentamento à covid. Na ocasião, foram anunciadas mais duas medidas de apoio ao combate à pandemia no município.
Uma das novidades é o oferecimento da rede FarmaConde de 2 mil oxímetros a quem testar positivo para a doença na rede pública. O aparelho, que mede o nível de oxigênio no sangue, servirá para os portadores de covid que estejam em recuperação no domicílio. A retirada na rede de farmácias será feita mediante a apresentação de um tíquete entregue pela Prefeitura.
A medição é importante porque a queda silenciosa e assintomática da oxigenação do sangue em pacientes com síndromes respiratórias é um efeito preocupante, sobretudo nos casos de covid.
Em outra parceria, a empresa de transporte individual 99 está oferecendo 10 mil vouchers de R$ 20 para auxiliar na vacinação de idosos que forem de ônibus a uma das unidades da Casa do Idoso. Quem quiser voltar de carro para casa poderá retirar o voucher.
Tudo sobre a covid-19 nesta terça
Ocupação de leitos continua alta
A taxa de ocupação dos leitos exclusivos para covid nos hospitais públicos e privados da cidade continua alta e preocupante. Os números divulgados na tarde desta terça-feira (6) apontam 84% de ocupação nas UTIs e 67,8% nas enfermarias. No Hospital Municipal, o percentual é, respectivamente, de 75% e 80%.
Mais 11 óbitos em 24 horas
Divulgado no fim da tarde, o boletim epidemiológico da covid-19 apontou mais 11 mortes pela doença em São José nas últimas 24 horas. Das vítimas, sete tinham mais de 70 anos e três, mais de 60. O total, até agora, é de 1.029 mortes.
Entre os portadores, 4.119 pacientes se recuperam em casa e 109 estão internados. Ainda há 3.296 pessoas aguardando confirmação laboratorial.
Vacinação nesta quarta-feira
Depois de vacinar4.531 idosos de 68 anos ou mais com a primeira dose da CoronaVac, a Prefeitura aplica nesta quarta e quinta-feira (7 e 8), a segunda dose do mesmo imunizante em idosos com 75 e 76 anos ou mais que receberam a primeira dose entre 15 e 18 de março.
A vacinação será feita nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no drive-thru do Cefe (Centro de Formação do Educador), das 8h às 14h. Nas quatro unidades da Casa do Idoso, as aplicações serão feitas das 8h às 17h.
Desde o início da campanha no município foram aplicadas 109.218 doses de vacina contra covid, sendo 66.274 em idosos e 42.944 em profissionais da saúde. A imunização desse último grupo ainda não foi concluída por falta de vacinas.
A Prefeitura informou que já pediu ao Governo do Estado o envio para concluir a imunização dos profissionais da saúde. O município solicitou 50 mil imunizantes para a primeira dose, mas após mais de um mês não recebeu resposta. Por isso, a imunização do grupo foi interrompida. O problema também estaria ocorrendo com outros municípios.