Prefeito fez anúncio nas redes sociais; Governo do Estado já prevê imunização de adolescentes de 12 a 17 anos
DA REDAÇÃO
A população adulta de São José dos Campos será 100% convocada para receber a vacina contra a covid-19 até o próximo sábado (14). O anúncio foi feito neste domingo (8) pelo prefeito Felicio Ramuth (PSDB) em vídeo publicado no seu perfil nas redes sociais [veja aqui].
Segundo Ramuth, na terça-feira (10) será a vez dos jovens de 22 anos serem vacinados. Em seguida, serão chamados os de 21 anos (quarta), 20 (quinta), 19 (sexta) e de 18 anos, no sábado.
Até a tarde da sexta-feira (6) haviam sido aplicadas 637.401 doses nos pontos de vacinação da cidade, atingindo 86,82% da população adulta com ao menos uma dose e imunizando totalmente 31,62% com duas doses ou dose única da vacina da Janssen.
Nova fase
A conclusão da imunização da população adulta do município, estimada em 551.219 habitantes acima de 18 anos, coincide com a previsão do Governo do Estado de São Paulo para o início da vacinação, a partir do dia 18, dos adolescentes entre 12 e 17 anos de idade.
Coincide também com a expectativa de mudanças no Plano SP com a eliminação de todas as restrições de horário para atividades econômicas e a liberação do atendimento presencial com capacidade de 100%, mas com a manutenção das regras para máscaras, distanciamento e protocolos de higiene.
Variante delta
Apesar do otimismo com o ritmo da vacinação, em nota emitida na última sexta-feira, o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), órgão do Governo do Estado, notificou a Prefeitura sobre a constatação de dois casos de covid-19 no município provocados pela nova variante delta do coronavírus.
A descoberta foi feita a partir de “estudo de sequenciamento genômico amostral” que vem sendo realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, desde junho de 2020.
Após investigação pela equipe, os casos foram confirmados. Trata-se de um homem de 56 anos e de uma mulher de 44 anos, ambos com testagem positiva no dia 10 de julho. Os dois estão recuperados. Três familiares que residem junto com os dois infectados também contraíram covid-19 e estão igualmente recuperados.
Segunda-feira
Nesta segunda-feira (9), a Prefeitura mantém o rescaldo da primeira dose de imunizante para os grupos prioritários. Confira a relação de postos de vacinação e documentos necessários na página www.sjc.sp.gov.br/covid-1dose.
Segunda dose
De acordo com a Prefeitura, a segunda dose de vacina deve ser aplicada de acordo com a data agendada na carteirinha de vacinação após o recebimento da primeira dose. Nesta segunda-feira serão vacinadas as pessoas de 43 anos ou mais, ou de grupos prioritários. As demais faixas etárias devem aguardar.
Todos os pontos aplicarão vacina para quem recebeu AstraZeneca até 20 de maio e CoronaVac até 16 de julho. A lista dos principais grupos que devem completar o esquema vacinal está no site da Prefeitura, na página www.sjc.sp.gov.br/covid-2dose.
São 46 locais de vacinação: 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e quatro Casas do Idoso, das 8h às 17h; o drive-thru do Cefe (Centro de Formação do Educador), das 8h às 12h; e o Colégio Tableau (rua Claudino Pinto, 93 – Centro), das 8h às 19h.