Com 38,5% de vacinados em comparação com 2020, campanha é prorrogada para toda a população
DA REDAÇÃO
Termina nesta sexta-feira (9) o período de atendimento exclusivo aos grupos prioritários da campanha nacional de vacinação contra a gripe. A partir de segunda-feira (12), começa em todo o país a prorrogação do prazo, desta vez com abertura para a população acima de 6 meses de idade.
A cobertura total da campanha no município, até quarta-feira (7), chegou a 39,7% da população. O número de vacinados no país, até o momento, é preocupante. Em 2019, a cobertura nacional alcançou 90% da população, segundo o Ministério da Saúde informou na época.
Redução drástica
A mesma redução ocorreu em São José dos Campos. De acordo com números da Secretaria de Saúde, em 2020, mesmo em plena pandemia, o índice de cobertura foi de 103,04%, duas vezes e meia maior que o atingido até agora em 2021.
Para a secretária Margarete Correia, “pelo que se observa, o motivo principal é que as pessoas estão mais preocupadas em tomar a vacina contra a covid. Mas é importante frisar que a gripe também pode causar mortes. Por isso, é fundamental estar imunizado, principalmente nesse período mais frio”.
Ela lembrou que grande parte do público dessa fase de prorrogação, formado por munícipes de 6 meses a 18 anos de idade, não será imunizado contra a covid. “Portanto, cabe mais ainda a recomendação para que não deixem de tomar a vacina contra a gripe”, insistiu.
Cobertura por grupos
Além do decepcionante total de 39,7% da população vacinada, os mesmos números abaixo do previsto foram registrados em São José entre os grupos prioritários, que alcançaram, até a última quarta-feira, as seguintes taxas de cobertura: idosos (48,9% do público estimado), crianças (54,5%), gestantes (56,8%), puérperas (57,6%) profissionais da saúde (66,1%), professores (41,7%) e população privada de liberdade (18,6%).
Onde se vacinar
O atendimento no município para a vacina contra a gripe é feito de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h, nas quatro unidades da Casa do Idoso. Outra opção é procurar o Colégio Tableau (rua Claudino Pinto, 93, Centro), das 8h às 21h.
Para se vacinar é preciso levar um documento com foto e, se a pessoa tiver, a caderneta de vacinação. Como há duas campanhas simultâneas, a orientação é priorizar a imunização contra a covid e respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre os dois imunizantes.
Causada pelo vírus influenza, a gripe é uma infecção aguda que afeta o sistema respiratório e tem grande potencial de transmissão. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença, que pode levar a complicações graves e até à morte.