Profissional da saúde é vacinada contra covid na UBS do Parque Industrial. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

Esta terça-feira (11) será marcada pela abertura da segunda etapa da vacinação contra o vírus influenza tipo A (H1N1) e B (gripe comum) para pessoas com 60 anos ou mais e para professores que comprovem estar exercendo a atividade. A vacinação desses grupos prosseguirá até o dia 8 de junho.

Também nesta terça, a Prefeitura de São José dos Campos irá iniciar a aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 em pessoas entre 18 e 59 anos com síndrome de down, transplantados imunossuprimidos e pacientes em diálise. Também serão imunizados profissionais da saúde.

Vacina contra a gripe

A imunização contra influenza vai prevenir, ao longo deste ano, o surgimento de complicações geradas pelo vírus, diminuindo as consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença e reduzir os sintomas.

As pessoas que pertencem aos grupos aptos a receber tanto vacina contra gripe quanto contra covid-19 devem aguardar 14 dias entre um e outro imunizante. De acordo com o Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado, o intervalo entre as duas vacinas é necessário para que as reações de uma e de outra, caso ocorram, possam ser identificadas.

Até o momento, o município recebeu 47.050 doses do imunizante contra a gripe. Na primeira etapa, foram vacinadas 27.320 pessoas, entre crianças até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Esse grupo, de acordo com estimativa do Governo de São Paulo, corresponde a 31,44% do público a ser vacinado.

Documentos e locais

Idosos devem apresentar documento com foto e CPF e, professores, documentação que comprove vinculação ativa com escolas de nível superior ou básico. Se possível, levar a caderneta de vacinação.

A vacina estará disponível nas 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 12h às 17h. As senhas começarão a ser distribuídas às 12h.

Vacina contra a covid-19

Serão vacinados adultos com down, transplantados e em diálise. Para receber o imunizante é necessário apresentar original e cópia de relatório médico, emitido em 12 meses, ou qualquer outro documento que comprove a condição. Também é necessário levar documento de identificação com foto que tenha CPF e comprovante de residência em São José dos Campos.

Locais

Pessoas com down e transplantados podem comparecer nas 40 UBSs e no drive-thru do Cefe (Centro de Formação do Educador), das 8h às 12h.

Pacientes renais crônicos receberão suas doses nas clínicas onde são realizadas as diálises. Por este motivo, a vacinação deve ser feita preferencialmente nesses locais. Para aqueles que optarem pela imunização nas UBSs, o horário será das 8h às 12h. Será necessário apresentar documento que comprove a indicação da diálise, documento com foto que tenha CPF e comprovante de endereço em São José dos Campos.

Vacinação de profissionais da saúde

Desde essa segunda-feira (10), a Prefeitura ampliou a vacinação dos profissionais da saúde contra covid-19. Agora também podem se vacinar os que comprovarem funções específicas na Carteira de Trabalho, holerite do mês vigente ou declaração de imposto de renda 2020/2021.

Os profissionais devem atuar em farmácias, clínicas e laboratórios de análises clínicas, ou ser cuidadores de idosos, doulas e parteiras. No caso das farmácias, serão priorizados neste momento os balconistas, atendentes, auxiliares de loja, operadores de caixa e gerentes.

Para os consultórios médicos e odontológicos, os trabalhadores incluídos serão os recepcionistas. Nos laboratórios, recepcionistas e atendentes.

Cuidadores de idosos, doulas e parteiras também precisarão comprovar a função com o registro ativo em carteira ou MEI (Microempreendedor Individual).

O município recebeu 25 mil doses do imunizante da Astrazeneca para atender os profissionais e trabalhadores de apoio à saúde. As demais categorias serão contempladas gradativamente, conforme a disponibilidade de doses.

Documentos e locais

Para receber a primeira dose do imunizante é necessário apresentar, além da Carteira de Trabalho, documento com foto que contenha CPF e comprovante de residência em São José dos Campos.

Profissionais que fizeram ou não cadastro no site da Prefeitura também serão vacinados. Nesse caso, devem apresentar o comprovante de cadastro, todos os documentos anexados na inscrição, documento com foto que tenha CPF e comprovante de residência em São José dos Campos.

Os profissionais e trabalhadores de apoio à saúde serão vacinados nas 40 UBSs, das 8h às 12h, e nas Casas do Idoso, das 8h às 17h. Para os cuidadores de idosos, doulas e parteiras, a vacinação será nas Casas do Idoso, também das 8h às 17h.