Os jovens serão o público-alvo prioritário deste sábado no Centro da Juventude. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Veja também as novidades mais recentes sobre a pandemia de covid-19 e outros cuidados de saúde no município

 

DA REDAÇÃO

Este sábado (18) será mais um dia de esforço adicional em São José dos Campos em busca de quem ainda está em falta com o esquema de vacinação contra a covid-19. Com foco no público mais jovem, o Centro da Juventude, no Jardim América (região sul), terá um posto móvel das 15h às 21h para atender a quem ainda não se vacinou ou está com o ciclo vacinal atrasado.

Além da covid-19, duas infecções sexualmente transmissíveis serão abordadas. Entre 18h e 21h, agentes da Vigilância Epidemiológica irão ofertar testes rápidos para HIV e sífilis, além de prestar orientações e distribuir preservativos. A ação é da Secretaria de Saúde do município. O objetivo é conscientizar a população, sobretudo os mais jovens, sobre os riscos dessas doenças, a importância do diagnóstico precoce e as formas de apoio e tratamento.

Para atrair o público, a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (SEQV) programou várias atrações. A agenda vai da manhã à noite com shows e atividades recreativas, como o programa Território de Brincar, que começa às 9h com Rua de Lazer composta de atrações variadas.

A atividade cultural começa às 10h30 com a apresentação do grupo Cia Caixa de Histórias, que traz uma reflexão sobre as memórias vividas e esquecidas em cada um, com o espetáculo “A Casa de Dentro da Gente”. No final da tarde, a partir das 18h, será a vez do público jovem se entreter com a batalha de MCs “Pavilhão de Rimas”.

PUBLICIDADE

Vacimóvel nesta sexta

O Vacimóvel, veículo adaptado para aplicação da vacina contra covid-19, estará no bairro Novo Horizonte (região leste), das 17h às 21h, para aplicação da segunda dose ou da dose de reforço. Segundo a Prefeitura de São José dos Campos, nas duas semanas desde sua implantação, foram aplicadas 1.024 doses de vacina.

Além da ação com o Vacimóvel, estão mantidos todos os postos de vacinação do calendário: UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Laboratório Cipax Centro e Cipax Espaço Saúde do Vale Sul Shopping das 8h às 17h.

Mais de 97% da população de São José dos Campos já recebeu a primeira dose de vacina contra a covid, 91,7% a segunda ou a dose única da Janssen e 18,5% a terceira dose, ou dose de reforço.

PUBLICIDADE

Ômicron: primeiro caso

A Vigilância Epidemiológica recebeu na terça-feira (14) a comunicação sobre o primeiro caso confirmado da variante ômicron no município. A paciente de 29 anos esteve em Portugal durante nove dias e teve contato com uma pessoa positiva para a covid-19. Ela foi atendida no dia 1º deste mês no Hospital Municipal, onde foi medicada e passou pelo teste RT-PCR.

A paciente, que mora apenas com a mãe, cumpriu isolamento de 13 dias em casa. Até o momento, a mãe não apresenta sintomas da doença e deve ficar isolada até o próximo dia 24. A Vigilância está monitorando o caso.

Colégio Tableau em recesso

A vacinação contra a covid-19 no Colégio Tableau, na região central da cidade, estará suspensa desta sexta-feira (17) até o dia 5 de janeiro em razão do período de recesso de fim de ano. A vacinação na escola voltará a ser feita a partir do dia 6 de janeiro.

PUBLICIDADE