Claudemir Cabral (2º da esq. p/ a dir.), chefe da delegação joseense, levanta o troféu dos Jogos Abertos de 2017, que deram início à hegemonia da cidade no esporte paulista. Foto / Beto Faria/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Um dia antes do encerramento da competição, que está sendo realizada em São Sebastião, a delegação joseense confirmou o quarto título consecutivo e o sexto na história dos Jogos

 

DA REDAÇÃO

A delegação de São José dos Campos conquistou na sexta-feira (14), em São Sebastião, o tetracampeonato dos Jogos Abertos do Interior, a competição regional de esporte amador mais importante do país. É o quarto título consecutivo da cidade e o sexto em toda a história da competição. A conquista veio de forma antecipada, quando São José atingiu 210 pontos, não podendo mais ser alcançada por Santos, a segunda colocada na tabela.

São José disputa a competição deste ano com uma delegação de 537 integrantes, sendo 376 atletas e 87 membros de comissões técnicas, distribuídos em 45 equipes, entre masculinas e femininas, de 25 modalidades. A competição termina neste sábado (15) com as finais de futsal, vôlei masculino, bocha, tênis de mesa e ginástica artística.

PUBLICIDADE

Hegemonia

São José vem confirmando, ano a ano, uma hegemonia no esporte amador paulista. Após a vitória em 2017, quando a competição foi realizada simultaneamente nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires, vieram novos títulos em 2018 (São Carlos) e 2019 (Marília). Em 2020 e 2021 a competição não foi realizada em razão da pandemia de covid-19.  Anteriormente, São José havia vencido em 1969 (Araraquara) e 2014 (Bauru).

Os Jogos Abertos do Interior são a maior competição esportiva da América Latina entre cidades. Este ano, em sua 84ª edição, reuniu cerca de 13 mil atletas de 180 municípios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE