VLPs e ônibus elétricos fazem parte das ações de São José para reduzir as emissões de carbono na mobilidade urbana. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

O município foi selecionado para participar do programa “Intelligent Mobility Accelerator”, que tem como objetivo reduzir a emissão de carbono na área de transporte

 

DA REDAÇÃO

São José dos Campos foi a cidade vencedora do programa “Intelligent Mobility Accelerator”, uma iniciativa entre o Brasil e o Reino Unido com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de parcerias entre empresas brasileiras e britânicas com soluções para descarbonizar o transporte no país e no mundo.

A proposta de trabalho de São José concorreu com outras 12 cidades e regiões brasileiras, como Campinas, Caxias do Sul e Joinville, incluindo as capitais Curitiba e Manaus, além de institutos de pesquisas das regiões metropolitanas de São Paulo e Salvador e do Distrito Federal.

Sorocaba e Belo Horizonte, segunda e terceira colocadas respectivamente, foram as demais cidades selecionadas para participar do programa. Cada cidade apresentou seu projeto para uma banca de avaliação no final de novembro do ano passado, como parte da programação do 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil.

O grupo de trabalho que credenciou São José foi composto por pesquisadores e técnicos da Embraer, ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), GM (General Motors), Parque Tecnológico, entre outras entidades, com apoio da Prefeitura. A coordenação do modelo apresentado coube ao Instituto Invoz, ligado ao engenheiro Ozires Silva, um dos fundadores da Embraer.

As propostas vencedoras para a redução de emissões de carbono na mobilidade poderão ser implantadas a partir deste ano por startups brasileiras e britânicas. São José vai desenvolver, também neste ano, um projeto piloto que, entre outros objetivos, tem como meta reduzir em cerca de 25% as viagens motorizadas de até seis quilômetros no município até 2026.

Uma das primeiras cidades do Brasil a planejar o transporte coletivo público com veículos elétricos, São José pretende ter, de forma pioneira, uma frota de ônibus 100% elétrica. A cidade já possui 12 veículos leves sobre pneus (VLP) que circulam pela Linha Verde. A estimativa é que as duas iniciativas possam reduzir até 100 mil toneladas de emissão de gás carbônico resultante do transporte por ano.

PUBLICIDADE

Soluções sustentáveis

O “Intelligent Mobility Accelerator” vem sendo implantado há seis anos em diversas cidades do mundo e é coordenado pela Connected Places Catapult –agência de inovação, cidades, transportes e liderança local do Reino Unido– e pelo hub de inovação Wayra UK.

No Brasil, as soluções selecionadas serão implantadas por startups nacionais e do Reino Unido, estimulando troca de conhecimento e estabelecimento de parcerias para criar oportunidades de exportações e investimentos bilaterais. De acordo com o cronograma, a seleção de startups se dará entre março e abril, com a chamada para candidaturas.

Estão previstas fases de entrega tecnológica, regulamentação e abertura de mercado, além da etapa de testes das tecnologias e preparação da indústria para a adoção das inovações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE